10 atividades ricas para fazer em família que auxiliam no desenvolvimento das crianças

Atualmente vivemos atrasados, imersos na tecnologia. Quando deparamo-nos com situações atípicas é que conseguimos perceber o quanto o tempo voa e as crianças crescem mais depressa ainda. O Dia das Crianças está chegando e pensando em formas diferentes de diversão separamos 5 atividades para fazer em família que agregam significado e enriquecem o desenvolvimento das crianças. Confira.

  • Pegue aquela caixa de fotos antigas guardadas há muito tempo. Mostre e converse sobre sua infância com seu filho, sobre o que mudou, sobre a cultura da época. Após estimular a imaginação, construa novas versões de algumas dessas fotos ou ainda pode-se brincar de vestir/usar as coisas do papai, da mamãe ou dos irmãos. Vai ser divertido!

Exemplo: https://noticias.uol.com.br/tabloide/album/2013/07/31/adultos-recriam-fotos-da-infancia-nos-minimos-detalhes-inclusive-os-constrangedores.htm#fotoNav=8

 

  • Sabe aquele temperinho extra de que você está precisando? Que tal comprar um vaso e construir uma mini-horta em família?

Exemplo: http://www.mildicasdemae.com.br/2015/02/como-fazer-uma-horta-em-casa-com-as-criancas.html

 

  • Leve sua criança para a cozinha. Fazer um simples bolo pode ensinar a criança a ter planejamento (O que é necessário para um bolo? Quais são os passos?), persistência para refazer o que for necessário para garantir um bolo bonito e gostoso, assim como paciência para esperar o tempo entre o preparo e o prazer de comê-lo.

Exemplo: http://disneybabble.uol.com.br/br/cozinha/quais-comidinhas-seu-filho-de-3-4-ou-5-anos-pode-fazer-na-cozinha

 

  • Que tal praticar habilidades manuais? A arte milenar do ORIGAMI, por exemplo, pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora e o planejamento de ações.

Exemplo: http://dicaspaisefilhos.com.br/diversao/brincadeiras/origami-dobraduras-de-papel-para-criancas/

 

  • Monte um questionário e surpreenda-se com as respostas do seu filho(a). Mostre a ele(a) no futuro!

Exemplos: Como é o nome da papai/mamãe?
Quantos anos você acha que eu tenho?
Quando é meu aniversário?
O que eu mais gosto de fazer?
O que eu mais gosto de comer?

Sou baixo(a) ou alto(a)?
Sou parecido com quem?

 

Até breve,

Tatiane Moraes Garcez

CRFa 3R/10295

Compartilhe isso:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *