Você sabia que o desenvolvimento motor começa ainda na vida intra-uterina e que é influenciado pelas interações entre o indivíduo e o contexto em que está inserido?

Os primeiros anos de vida do ser humano são marcados por importantes formações motoras, físicas, mentais e sociais. Cada criança tem um desafio diferente a superar e um tempo adequado para se desenvolver. Apesar disso, para cada faixa etária, existe aquisições motoras que são esperadas, como rolar, engatinhar e até andar dentro de uma média de idade específica. Esses padrões de desenvolvimento, baseados na média, são chamados de Marcos do Desenvolvimento motor.

As idades em que são alcançados os marcos do desenvolvimento servem como guias para o reconhecimento dos desvios da normalidade. Alguns estudiosos ressaltam que as aquisições e o desenvolvimento de habilidades motoras ocorrem com ritmos diferenciados entre os indivíduos.

Dentre as principais causas de atraso motor encontram-se a prematuridade, as complicações durante o parto, o baixo peso ao nascer, os distúrbios cardiovasculares, respiratórios e neurológicos, as infecções neonatais e a desnutrição. Quanto maior o número de fatores de risco atuantes, maior será a possibilidade do comprometimento do desenvolvimento motor.

Após avaliação criteriosa, o Fisioterapeuta traça objetivos que visam estabelecer, restabelecer e/ou promover a funcionalidade do movimento, a fim de ensinar à criança posturas e movimentos funcionais, proporcionando-o experiências motoras adequadasde forma lúdica.

Confira alguns sinais de comprometimento motor: Dificuldade em segurar objetos, andar, pular, cansar facilmente e possuir pouco interesse por atividades físicas. Dificuldade, lentidão, desinteresse por atividades diárias que demandam coordenação motora (vestir, alimentar, abotoar roupa, amarrar sapatos), entre outros.

O diagnóstico precoce de qualquer comprometimento é importante, pois nos primeiros anos de vida existe um maior potencial de plasticidade cerebral, o que possibilita ganhos no desenvolvimento motor

Em breve publicaremos uma sequência de textos, elucidando o que é esperado no desenvolvimento motor de cada caixa etária.

Até lá!

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.