Cada criança é um sujeito único que traz consigo sua realidade econômica, política e social. A infância não é um período homogêneo para todas as crianças. Cada um vive em um contexto social diferente, possibilitando as várias infâncias. Muitas crianças já vivenciam no ambiente familiar, social, práticas de acesso à cultura: teatro, livros, literatura, informações (capital cultural) que outras crianças só terão acesso na instituição infantil. Neste sentindo a mesma tem o dever de assegurar o direito a brincadeira, ao lúdico, a imaginação, ao pintar, desenhar, dançar, com o movimento corporal, proporcionando novas experiências para o desenvolvimento da criança.

É na instituição infantil onde as diferentes infâncias são acolhidas, vivenciadas e também inventadas. Nela deve-se buscar respeitar ás características de cada criança, possibilitando que elas se expressem, e exerçam seus direitos plenamente. A corporeidade da infância transcende qualquer disciplina. É através das experiências que a instituição infantil proporciona às crianças que elas começam a ser moldadas. A instituição infantil tem que fazer seu papel abrir novos horizontes, apresentar outras visões de mundo para proporcionar novas experiências para as crianças que ali estão inseridas.

A instituição tem por objetivo desenvolver atividades e projetos para enfrentar as diferenças sociais dentro de cada grupo, trabalhando com cada aluno sua pluralidade, uma ação pedagógica que veja desde a situação real da criança, para uma educação onde as crianças possam se desenvolver através das brincadeiras, das experiências, dos conhecimentos culturais, artísticos e científicos, conhecendo a si e o mundo ao redor como sujeitos históricos e de direitos.

Aliás, a infância é tempo de humanizar, é o tempo de aprender as capacidades humanas (falar, pensar, memorizar, imaginar). E de que forma a criança aprende essas atividades humanas? Pela experiência vivida, pelas atividades propostas, pela relação com os outros, na relação com a cultura.

Até breve,

Fernanda Andrade dos Santos

Psicopedagoga

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