Quem nunca se deparou com a vovó dizendo “ele não tem nada, só é preguiçoso!” ou com um vizinho desinformado falando “Autista? nossa, mas nem parece!”. Diariamente ouvimos essas e muitas outras suposições sobre o autismo e por decidimos trazer para vocês os mitos e verdades mais frequentes.

 

  • Autistas não gostam de carinho

MITO! Indivíduos autistas gostam de carinho tanto quanto qualquer um de nós. A grande questão é que alguns fatores como dificuldade em iniciar a interação e integração sensorial interferem no modo como essas pessoas agem. Para algumas crianças o estímulo tátil de um abraço é tão intenso que causa desconforto, não a sensação agradável que costumamos sentir. Além disso, normalmente há prejuízo na habilidade de iniciar uma interação social, o que pode parecer que a criança não deseja o contato. Respeite os limites que a criança manifesta quando você tentar um contato e gradativamente amplie o que você já conseguiu.

  1. Autismo é mais comum em meninos

VERDADE! Segundo o último levantamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos a condição do Transtorno do Espectro Autista ocorre em 1 a cada 59 crianças, não tendo relação sociocultural, étnica ou racial.  É 4 vezes mais comum em meninos do que em meninas. A Organização das Nações Unidas estima que 1% da população mundial seja autista. No Brasil ainda não possuímos estudos que confirmem os números aqui.

  1. Crianças autistas têm “mania” de comer só o que querem

MITO! Na verdade não se trata de uma mania ou hábito, mas sim de uma seletividade alimentar limitante. A causa da rejeição de um alimento pode ser seu cheiro, sua textura, seu sabor ou mesmo seu aspecto. Existem várias técnicas e estratégias para auxiliar na introdução de novos alimentos e é importante que a família seja orientada pela equipe que acompanha o caso, a fim de não permitir que a criança perca nutrientes importantes para o seu desenvolvimento. O fonoaudiólogo e o nutricionista são os profissionais que avaliam a condição nutricional e organizam estratégias para a introdução de novos alimentos.

  1. Não há cura para o Autismo

VERDADE! O Autismo é uma alteração do neurodesenvolvimento, de base genética e neurobiológico. É uma condição e manifesta-se em diferentes intensidades, por isso o termo “Transtorno do Espectro Autista”. A classificação atual (DSM V) baseia-se no nível de apoio para realização de tarefas. As principais dificuldades são a interação social e o comportamento. Sabe-se, porém, que com intervenção precoce muitas alterações podem ser minimizadas em função da neuroplasticidade.

  1. Todos os autistas são superinteligentes

MITO! Pessoas com TEA formam um grupo extremamente heterogêneo de manifestações e habilidades, mas em maior ou menor grau, em uma ou outra habilidade, haverá alteração no funcionamento cerebral. Uma parcela da população autista apresenta funcionamento cognitivo acima da média, entretanto há também os que apresentam déficit intelectual. 

 

O que recomendamos?

É importante conhecer o tema e ter cautela com informações que circulam em grupos online, pois nem todas as informações repassadas possuem procedência científica. Sempre que surgir alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu filho, busque conversar com profissionais especializados.

E se o seu filho já está em atendimento com uma equipe interdisciplinar de qualidade, ajude a propagar informações confiáveis sobre o autismo e a construir um mundo mais acessível e digno para todos os autistas.

Até breve,

Tatiane Moraes Garcez

Fonoaudióloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.