O Dia Nacional de Combate ao Fumo, que aconteceu no último dia 29 de agosto, foi uma data criada para conscientizar a população sobre os inúmeros prejuízos que o uso do cigarro pode causar.

Considerado um grande problema de saúde pública em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo é a primeira causa de morte evitável do planeta.

O tabagismo é responsável pelo desencadeamento de diversas alterações de saúde , dentre as quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, AVC, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo!

Lembramos que não somente os fumantes ativos, mas também as pessoas a sua volta, chamados de fumantes passivos, estão sendo diretamente afetadas pelas inúmeras substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro, que aumentam o risco de ocorrência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias.

FONOAUDIOLOGIA x CIGARRO

Muitas alterações causadas pelo uso continuo do fumo afetam questões envolvidas diretamente com o trabalho do FONOAUDIÓLOGO!

Entre as principais alterações podemos citar problemas na VOZ e na DEGLUTIÇÃO:

Voz:

– A fumaça do cigarro causa irritação e ressecamento de toda mucosa envolvida no processo de produção da voz, então o simples fato de estar em contato com ela pode provocar alterações vocais;

– O uso do cigarro aumenta a quantidade de secreção no individuo (serve como uma defesa do organismo para proteger as regiões ressecadas pelo uso do fumo)  essa secreção estimula o pigarro e a tosse e favorece o desenvolvimento de alterações nas pregas vocais, como: edemas, pólipos, hiperplasias, displasias e outras lesões causadas pelo impacto;

– O acumulo de nicotina nas pregas vocais ocasiona o seu inchaço, deixando-as mais pesadas e com menos capacidade de vibração, sendo assim a voz torna-se mais grave, podendo ser um grande problema para algumas pessoas, principalmente para as mulheres;

– Câncer de laringe, faringe, pulmão e ate mesmo de boca são causadores de alterações transitórias ou definitivas de voz.

Deglutição:

– As alterações de voz citadas no item anterior também são prejudiciais para o mecanismo de deglutição, a diminuição de mobilidade das pregas vocais ou seu uso disfuncional aumenta o risco de penetrações e aspirações laríngeas (secreções ou alimentos no caminho do pulmão) durante o ato de engolir;

– Os principais cânceres causados pelo tabagismo são os de pulmão e laringe, ambos são fundamentais para o processo de deglutição. Indivíduos que desenvolvem esses dois tipos de câncer apresentam elevado risco para disfagia (alteração no mecanismo de deglutição), que é causada muitas vezes pelas alterações respiratórias, diminuição de mobilidades dos tecidos, falha nos mecanismos de proteção de vias aéreas, e reestruturação anatômica nos casos cirúrgicos.

Leia mais sobre alterações na deglutição e disfagias aqui.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “29 de agosto — Dia Nacional de Combate ao Fumo”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-combate-ao-fumo.htm>. Acesso em 29 de agosto de 2017.

 

Jéssica Batista
Fonoaudióloga
CRFa 3R/10287

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.