20 de Março – Dia Nacional de Atenção a Disfagia

                Disfagia é uma alteração de deglutição, ou seja, no ato de engolir. Essa alteração pode estar relacionada com a ingestão de alimentos ou até mesmo com a deglutição de saliva, e acontece quando se tem algum problema no mecanismo de deglutição desde o seu inicio, que acontece na boca, até a transição do esôfago para o estômago.

                Disfagia não é uma doença, mas é um sintoma que pode estar relacionado com diversas alterações, sendo as principais: trauma/câncer em região de cabeça e pescoço, doenças neuromusculares, doenças neurológicas (AVC, Parkinson, Alzheimer, TCE, Paralisia Cerebral), quadros de doenças respiratórias graves e intubação orotraqueal prolongada. Apesar de serem mais comuns em pessoas idosas, os quadros de disfagia podem ocorrer em todas as fases da vida e por isso devemos estar atentos para os seguintes sinais e sintomas:

– Dificuldades de mastigação;

– Lentidão para engolir os alimentos;

– Tosse e engasgos durante as refeições;

– Cansaço durante ou ao final das refeições;

– Modificação da voz durante a alimentação;

– Sensação de alimento parado na garganta ou dor ao engolir.

                E quais as consequências que um quadro de disfagia pode trazer para o individuo? Essa é uma dúvida comum e que muitas vezes causa espanto quando descobrimos a resposta: um quadro de disfagia, dependendo do seu nível de gravidade, pode trazer sérios prejuízos às condições pulmonares e nutricionais. O ato de deglutir de maneira “errada” pode levar alimentos/saliva para o pulmão, ocasionando quadros de pneumonia aspirativa. Além disso, é comum pacientes disfágicos desenvolverem desnutrição e desidratação.

                O tratamento deve ser realizado por uma equipe multiprofissional, composta por médico, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta respiratório e fonoaudiólogo. O Fonoaudiólogo, dentro da equipe citada, é o profissional habilitado para diagnosticar, classificar e realizar a intervenção terapêutica nos casos de disfagia.

                A alimentação é muito mais do que o ato de se nutrir, é também uma oportunidade de socialização e de partilha de momentos agradáveis. Deste modo, alterações de deglutição afetam não somente o paciente, mas toda a família. Por isso não esqueça, na presença dos sinais e sintomas de disfagia procure um profissional habilitado o quanto antes!

Jéssica Batista

Fonoaudióloga Clínica – CRFa3-10287

Especialista na Modalidade de Residência Multiprofissional – Alta Complexidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.