Dor Lombar e a influência da postura

Uma das queixas mais comuns entre a população mundial são as dores na região da coluna lombar. Há quem diga que se você nunca sentiu dor, um dia terá um quadro doloroso nesta região.

Alguns fatores como envelhecimento natural das estruturas ali localizadas contribuem para o surgimento dessas dores, porém fatores como sedentarismo e sobrepeso podem agravar a situação.

Além disso, a postura adotada em nosso dia a dia pode ser uma grande vilã quando falamos sobre esse tema. Desde a postura ao dormir, colchão inadequado, longo período sentado, calçados inapropriados, uso excessivo de equipamentos eletrônicos até a falta de exercício físico tem grande influência na origem dessas dores.

Uma boa postura contribui não só para eliminar ou prevenir dores na coluna, quadril e joelhos, mas também contribui para melhora de problemas digestivos, pois deixa o intestino descomprimido, assim como outros órgãos, ajuda na boa oxigenação melhorando também a posição dos pulmões.

Mas como melhorar a postura em nosso dia a dia?

Mantenha o corpo em atividade, faça pausa para alongar-se durante longo período sentado, tente sempre manter a cabeça num ângulo de 90º sem curvar ombros e o tronco, quando de pé distribua o peso corporal igualmente sob as duas pernas, reduza o uso de equipamento eletrônico, use sapatos confortáveis e de salto baixo, verifique se seu colchão e travesseiros estão ideais e ajustados ao seu corpo.

Modalidades como Pilates, RPG (Reeducação Postural Global) e Ioga são bastante indicadas para quem busca melhorar a postura corporal.

Cuide do seu corpo. Prevenir é sempre o melhor remédio!

 

Atenciosamente,

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

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