Uma das queixas mais comuns entre a população mundial são as dores na região da coluna lombar, também conhecida como lombalgia. Há quem diga que se você nunca sentiu dor, em algum momento da vida você terá um quadro doloroso nesta região. Cerca de 60 a 80% da população mundial sofre com dor lombar. 

Fatores como o ambiente em que vivemos, hábitos de vida e o envelhecimento natural das estruturas ali localizadas contribuem para o surgimento da lombalgia, porém fatores como sedentarismo e sobrepeso podem agravar a situação.

Sabe-se que o estilo de vida dos brasileiros, contribuem consideravelmente para a piora postura adotada em nosso dia a dia e que isso pode ser uma grande vilã quando falamos sobre esse tema. 

Outras fatores também são levados em consideração para investigar a causa da lombalgia. A posição ao dormir, a qualidade do colchão ou o colchão inadequado, longos períodos sentado, bem como longos períodos em pé, calçados inapropriados, uso excessivo de equipamentos eletrônicos e até a falta de exercício físico podem influenciar de certa forma, portanto fique atento aos sinais do seu corpo após suas atividades.

Uma boa postura contribui não só para eliminar ou prevenir dores na coluna, quadril e joelhos, mas também contribui para melhora de problemas digestivos, pois ao ficar com a coluna mais ereta, o intestino e outros órgãos ficam descomprimidos, melhorando também a posição dos pulmões, resultando numa melhora na respiração. 

Mas como melhorar a postura em nosso dia a dia, diminuir o risco de dor lombar, reduzir o quadro de dor e melhorar a qualidade de vida?

Já falamos em outro post aqui (link sedentarismo infantil) sobre a importância do exercício físico e como ele influencia no desenvolvimento corporal. Portanto a primeira dica para melhorar a postural corporal no seu dia a dia é exercício físico. Mantenha hábitos de vida saudáveis, visando minimizar as perdas que naturalmente acontecem em nosso corpo.

Atitudes simples podem fazer diferença!

Sempre que puder faça pausa para alongar-se durante longo período sentado, seja no escritório ou após longos períodos dirigindo, ajude seu corpo a relaxar as estruturas que estão tensas e por consequência piorando a sua postura. 

Tente sempre manter a cabeça num ângulo de 90º sem curvar ombros e o tronco e tente reduzir o tempo de uso de equipamentos eletrônicos, como celular e tablet. Que são grandes vilões quando falamos da postura ideal.

Distribua o peso corporal igualmente sob as duas pernas, use sapatos confortáveis e de salto baixo, assim além de diminuir ou prevenir o quadro de dor lombar você também terá uma melhora na circulação sanguínea.

Verifique se seu colchão e travesseiros estão ideais e ajustados ao seu corpo.

Estudos recentes têm mostrado a eficácia de modalidades como Pilates, para redução de dor na região da coluna. Outras técnicas como RPG (Reeducação Postural Global) e Ioga também são bastante indicadas para quem busca melhorar a postura corporal.

Cuide do seu corpo. Prevenir é sempre o melhor remédio!

Atenciosamente,

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.