Os hábitos orais de maior persistência durante a infância relacionam-se com a função de sucção. Sugar é uma função estomatognática reflexa e precoce, que inicia ainda na vida intra-uterina. Além de trazer prazer à criança, a sucção adequada é muito importante para o desenvolvimento craniofacial. 

Durante a amamentação no seio materno, o bebê realiza uma ampla abertura da boca, abocanhando toda a auréola e não somente o mamilo.  Os lábios voltam-se para fora, a língua apóia-se na gengiva inferior como uma cânula, formando a organização necessária para o vedamento da boca com a mama. 

Já no uso da mamadeira, não há necessidade de manter esse tipo de vedamento e pressão, pois não é preciso “extrair” o leite, assim como não se faz necessário o canulamento da língua para o encaixe o bico artificial.

Essa grande diferença no posicionamento dos órgãos fonoarticulatórios, faz com que a mamadeira altere o desenvolvimento da face, especialmente da dentição e do palato (“céu da boca”).

Comparação da posição da língua entre o seio materno e a mamadeira. Disponível em http://lanafuller.blogspot.com.br/2011/10/conciliando-amamentacao-com-mamadeira.html
Comparação da posição da língua entre o seio materno e a mamadeira.
http://lanafuller.blogspot.com.br/2011/10/conciliando-amamentacao-com-mamadeira.html

É bastante comum que no mesmo período a criança faça uso de chupeta, como objeto tranqüilizante e prazeroso. A chupeta influencia diretamente no padrão de posicionamento da língua, no modo respiratório e na posição dentária. A influência no posicionamento da língua é caracterizada pela anteriorização da língua no repouso e durante a fala, causando distorção de sons, por exemplo. O modo respiratório pode alterar-se à medida que a boca permanece constantemente aberta para realização dos hábitos inadequados e que a musculatura enfraquece por não existir o uso adequado dos mesmos, deixando a criança mais cansada e pré-disposta a infecções respiratórias. Já a posição dentária sofre alterações pelo contato persistente de mamadeira, chupeta ou ainda do dedo, abrindo um espaço entre os dentes frontais, conhecido como “mordida aberta”.

Mordida aberta Disponível em http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2012/10/mordida-aberta.html
Mordida aberta
http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2012/10/mordida-aberta.html

Além destes, outros hábitos prejudiciais podem surgir durante a infância, como o apertar os dentes, interpor ou sugar o lábio inferior, morder a mucosa da boca ou objetos, umidificar os lábios com a saliva e ranger os dentes (bruxismo).

Vários estudos apontam que quanto mais tempo a criança é amamentada no seio materno, menor é a chance de existirem hábitos deletérios, assim como já é sabido que cerca de 87% das crianças que apresentam hábitos deletérios apresentam algum tipo de má oclusão (alteração dentária). 

A sugestão é que as famílias fiquem atentas ao uso indiscriminado desses materiais e que, aos poucos, reduzam o uso com o avançar da idade da criança, eliminando totalmente os hábitos até os 4 anos de idade. 

Tatiane Moraes Garcez – Fonoaudióloga Clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.