Conforme falamos no post anterior, daremos início a uma sequência de textos falando sobre os marcos do desenvolvimento motor. Por uma questão didática, começaremos falando do desenvolvimento de crianças de 0 a 06 meses.

Desenvolvimento motor pode ser definido como um processo gradativo de refinamento e integração das habilidades e dos princípios biomecânicos do movimento, de modo que o resultado seja um comportamento motor consistente e eficaz. Está relacionado à idade do indivíduo e a maturação de seu sistema nervoso central.

Na criança, as etapas do desenvolvimento são progressivas e as aquisições motoras são encadeadas, sendo cada etapa uma preparação para as subsequentes.

Nos primeiros 6 primeiros meses de vida, a criança apresenta reflexos primitivos, que são respostas motoras involuntárias à estímulos externos e que vão desaparecendo gradativamente, dando lugar ao surgimento de movimentos voluntários e às reações posturais e de equilíbrio, bem como respostas de proteção.

De 0 a 3 meses a criança apresenta maior assimetria nos braços e pernas, apresenta flexão fisiológica, as mãos permanecem quase sempre fechadas (reflexo de preensão palmar) e há tendência de manter a cabeça virada para um lado (direito ou esquerdo). A principal aquisição motora nesta fase é o controle da cabeça.

De 4 a 6 meses o bebê vira a cabeça quando ouve barulho, procura com o olhar os rostos ao seu redor, brinca com o corpo e olha frequentemente suas mãos.

Veja a lista dos principais marcos do desenvolvimento motor esperados para cada idade:

1º mês: a postura é predominante em flexão. O rosto fica voltado para um dos lados. Quando é puxado para sentar a cabeça cai para trás.

2° mês: a cabeça permanece mais tempo elevada. Assim, quando puxado para sentar, a cabeça começa a ser controlada pelo bebê. As mãos permanecem quase sempre fechadas.

3º mês: a criança sustenta seu peso nos antebraços. Quando puxado para sentar, a cabeça se mantém na linha média do seu corpo. Já apresenta também preensão tátil e começa a pegar e brincar com objetos.

4º mês: o bebê vira-se para os lados. Quando puxado para sentar apresenta bom controle da cabeça. As mãos movimentam-se voluntariamente, levando brinquedos à boca.

5º mês: Quando o bebê está de barriga para baixo empurra-se para trás com o membro superior, isto é, com as mãos abertas.

6º mês: o bebê já rola de um lado para o outro. Na posição sentada, o tronco inclina-se para frente, contando com o apoio das mãos.

Caso a criança apresente alguma dificuldade nas habilidades previstas para sua faixa etária, procure um fisioterapeuta ou pediatra.

No próximo texto falaremos sobre os marcos motores de crianças de 06 meses a 1 ano de vida.

Até lá!

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.