Hoje daremos continuidade no post anterior e falaremos sobre o desenvolvimento motor de crianças de 06 meses a 1 ano.

Vale lembrar que nessa fase a criança já apresenta ampla mobilidade corporal, os membros inferiores e superiores trabalham com maior simetria e possui boa interação com pessoas e objetos ao seu redor.

A partir do terceiro trimestre inicia maior independência da criança. Suporta mais peso sobre o quadril favorecendo o controle sobre a cabeça, possui bom equilíbrio sentado e tem grande liberdade de movimento de tronco e membros superiores.

Vamos listar então, os principais marcos do desenvolvimento motor esperados para cada idade:

7º mês: A criança fica sentada sozinha, pega objetos e os transfere de uma mão a outra. Senta nos calcanhares e inicia a posição de gatas (balanceio para angatinhas).

8º mês: Inicia o engatinhar de forma primitiva, fica ajoelhada e semi-ajoelhada, agarrando-se em objetos.

9º mês: A criança movimenta-se alternando de deitada, para sentada, sentada para posição de gatas. Agacha-se e quando fica de pé apresenta ligeira flexão dos joelhos, pois ainda não apresenta domínio desta postura.

10º mês: Senta sozinha com total equilíbrio, vira para os lados, para frente e para trás, se apóia em objetos para assumir a postura de pé, apresenta marcha lateral apoiando-se em móveis.

11º mês: A criança inicia a marcha com aumento da base sem equilíbrio a curta distância de um móvel a outro. Anda quando segurado pelas duas mãos e normalmente passa da postura de pé para engatinhar, pois já o realiza com rapidez e agilidade.

12º mês: Geralmente adquirem-se nessa idade, noções de distância quando engatinha para alcance do brinquedo, de profundidade e do espaço vertical, ao dar os primeiros passos. Nessa fase, a maioria das crianças já apresenta marcha livre com base alargada (pés afastados) e braços abertos.

Lembre-se que estamos falando do desenvolvimento de crianças típicas (sem nenhuma alteração neurológica ou motora), porém ainda assim pode haver variações entre os marcos de desenvolvimento e a idade da criança realiza a atividade esperada. Algumas crianças podem pulam a fase de engatinhar não significando que apresentem problemas motores.

Em caso de dúvidas, procure um fisioterapeuta ou pediatra.

No próximo texto falaremos sobre os marcos motores de crianças de 01 a 02 anos de vida.

Até lá!

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.