Os 7 sentidos e a Integração sensorial

Conforme já comentamos aqui no blog a Integração Sensorial é o processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando dessa forma as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente (AYRES, 2005) (leia sobre “a importância da IS no desenvolvimento infantil) .

Os sistemas sensoriais são responsáveis por receber estímulos vindos do meio externo de forma simultânea, reconhecê-los, integrá-los e organizá-los para então devolve-los ao ambiente adequadamente. São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular.

O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.

O sistema auditivo é o sistema responsável por reconhecer os sons do ambiente, realizar o processamento e discriminação auditiva.

O sistema visual é aquele que detecta e interpreta luz e imagens, levando a informação ao cérebro que, por sua vez, analisa e sintetiza e dá a dimensão necessária para os outros sentidos.

O sistema gustativo é responsável por reconhecer o sabor de substâncias colocadas sobre a língua através de papilas gustativas que enviam a informação ao cérebro. Este é o sistema capaz de detectar se um alimento/substância é doce, salgado, amargo e azedo.

O sistema olfativo assegura a captação e reconhecimento de odores. Os sistemas olfativo e gustativo são interligados, por isso quando sentimos um cheiro, somos capazes de sentir também o seu gosto.

O sistema proprioceptivo é o sistema sensorial que permite ao indivíduo perceber a localização, a força exercida pelos músculos, posição de cada parte do corpo em relação às demais e orientação do corpo no espaço.

O sistema vestibular é formado por um conjunto de órgãos da orelha interna, o que contribui para manutenção do equilíbrio. Esse sistema detecta informações importantes como o balanço, alterações gravitacionais, movimentação e deslocamento do corpo.

Em breve publicaremos uma sequência de textos, elucidando o que acontece quando há alteração em cada um desses sistemas.

Até lá!

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

 

Compartilhe isso:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *