Por que o brincar é tão importante para o desenvolvimento do seu filho?

A brincadeira é a linguagem essencial da infância. O brincar é universal, instintivo, espontâneo e livre.

Ao brincar, a criança aprende a lidar com as frustrações e as realizações, expressa suas inquietações, organiza seu mundo e estrutura a própria vida. Cria consciência de suas habilidades motoras, se movimentando e adquirindo espacialidade, lateralidade, equilíbrio e destreza. A brincadeira aprimora as habilidades sociais, e quando interage com outras crianças aprende a desenvolver e aceitar regras, negociar, dialogar, cooperar e sentir pertencente a um grupo.

No que tange as habilidades cognitivas, a criança é estimulada com a brincadeira a pesquisar, experimentar, estabelecer conexões, consciência fonológica, resolver problemas / conflitos, criar e inovar.

Como brincar com seu filho nas diferentes faixas etárias? Cada fase tem sua devida importância. Quanto mais estivermos conscientes da importância do brincar e interagir, mais estaremos desenvolvendo nossos filhos.

  • A criança precisa de sua presença e estímulo;
  • Precisa de amor e um bom vínculo;
  • É importante o ar puro, o sol e o contato com a natureza, sem oferecer riscos a integridade;
  • Ter um bom sono e alimentação.

COMO BRINCAR COM SEU FILHO DE 0 A 3 ANOS

– Fase da experimentação, descobertas e atividades repetitivas.

O primeiro tipo de brincadeira que o bebê realiza é a imitação. Ao tentar copiar você ele aprende muito. Fale com ele, incentive-o a repetir os sons de canções. Ofereça brinquedos e sempre observa o que mais lhe chamou a atenção. Assim que sentar e, consequentemente, caminhar, coloque para explorar o mundo.

COMO BRINCAR COM SEU FILHO DE  3  A 6 ANOS

– Fase do faz de conta e de vencer novos desafios.

O que mais a criança precisa nessa fase é autonomia para escolher do que quer brincar sozinho ou com amigos. Seja um observador cuidadoso

COMO BRINCAR COM SEU FILHO DE  7 A 10 ANOS

– Fase de fazer muitos amigos e aprender jogos com regras.

Aprender brincando é uma forma divertida de estimular o cérebro e adquirir habilidades, seja mediador (a) e descubra em seu filho muitos potenciais.

 

Até breve,

Luana Speck Polli Burigo

Fonoaudióloga

Compartilhe isso:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *