Diante de toda revolução que este século trouxe, brincadeiras de rua e coletivas perderam a vez entre as crianças. Vídeo games e outras tecnologias ganharam mais espaço e ocupam grande parte do tempo dos jovens e adultos, seja por necessidade ou lazer. Atualmente poucas crianças e indivíduos mais jovens conhecem brincadeiras como corrida no saco, dança da cadeira, ovo na colher, entre outras.

Estamos na era digital, vivendo num universo cheio de cor e realidades virtuais. Apesar disso, precisamos falar sobre um dos grandes problemas do mundo atual, o sedentarismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 5,5 milhões de pessoas morrem no mundo por ano por esse motivo. Estudos mostram que pessoas sedentárias possuem maior risco a obesidade, e com este problema se tornam mais suscetíveis a enfermidades, como doenças cardiovasculares, pressão alta, acidente vascular cerebral, diabetes, colesterol ruim (LDL) e depressão. 

A obesidade infantil é considerada uma epidemia global pela OMS. Estima-se que 41 milhões de crianças menores do que cinco anos sejam obesas ou estejam acima do peso no mundo, diante disso, em 2017 a OMS publicou diretrizes que visam combater a obesidade. 

Uma das orientações é a prática de atividade física.

Para o desenvolvimento motor infantil a atividade física se faz necessária para treinar habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio, força e agilidade. É com brincadeira, com estímulo ao movimento que as crianças conseguem desenvolver essas capacidades.

Além das questões motoras, vale destacar outros benefícios da atividade física durante a infância: desenvolvimento psíquico-social, melhor desempenho nas atividades escolares e maior interação entre os pais e a criança durante as brincadeiras.

Principalmente durante a primeira infância, a criança tem maior interesse por novidades. Portanto, dê o exemplo: tenha hábitos de vida mais saudáveis e inclua atividades físicas em sua rotina. A criança verá isso como algo natural, algo bom de se fazer e não como uma obrigação.

Veja a seguir dicas que como manter as crianças fisicamente ativas:

Pense na possibilidade da iniciação esportiva: leve a criança para lugares como escolinhas de futebol, tênis, aulas de natação ou outras atividades ligadas ao esporte, como assistir uma partida de basquete, vôlei, capoeira, um espetáculo de dança, etc. 

Apenas tenha cuidado para não obrigar a criança a praticar esportes que ela não deseja, apenas dê motivos e ofereça possibilidades para que ela possa escolher alguma atividade física que lhe agrade, por vezes uma simples conversa explicativa é o bastante para estimular seu interesse e pode ser mais efetivo do que um esporte forçado.

Leve as crianças para passear ao ar livre: faça com que os passeios se tornem um hábito, como uma simples caminhada no parque, por exemplo, é uma ótima ideia para estimular a brincar e liberar a imaginação. Além disso, é um lugar que permite a interação social da criança.

Dê preferência por brincadeiras como pular corda, andar de bicicleta, jogos com bola. 

E para aqueles que não conseguem fugir do videogame ou para dias de chuvas, existem as versões Wii e Kinect que são possibilidades ativas de brincar. 

Estimule seu filho.

 

Até Logo,

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.