O MatPilates ou o Pilates solo, como é conhecido, é um método que apesar de utilizar alguns acessórios como bolas e faixa elásticas, não utiliza equipamentos durante a realização dos movimentos.

Os princípios fundamentais do pilates estão presentes nas duas versões (solo ou aparelhos) porém ao utilizar o próprio corpo como carga, o nível de dificuldade dos exercícios aumenta, além de exigir total controle corporal e concentração.

Existem alguns princípios fundamentais para a execução do movimento envolvem: controle, centralização, mente concentrada na execução do exercício, concentração, movimento fluido, precisão e a respiração. Além disso, dentro dos exercícios que o método propõe, o nível de dificuldade pode ser dividido em três: Básico, Intermediário e Avançado.

O criador do método Joseph Pilates desenvolveu exercícios originais de solo que incluem exatamente 34 exercícios que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório.  O método foi desenvolvido na década de 1920, baseado no conceito chamado de contrologia, ou seja, é um método baseado no controle consciente de cada movimento executado pelo nosso corpo toda nossa estrutura, como músculos, tendões e ligamentos.

Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada cliente ss profissionais usaram a criatividade e criaram variações dos exercícios ampliando ainda mais o leque de possibilidades existentes no método Pilates.

Os benefícios do método incluem alívio de tensões e dores musculares, melhora a qualidade do sono, diminuem o estresse, aperfeiçoam o sistema respiratório, incentiva a concentração, melhora a coordenação motora, melhora o equilíbrio, permite correção da postural, fortalecimento muscular, melhora a flexibilidade, aumento da força e aumento da resistência muscular. 

Alguns estudos indicam que o pilates é eficiente em promover o aumento na resistência e na força dos músculos respiratórios e a melhora da mobilidade tóracoabdominal, podendo estar relacionado com o tipo de respiração realizado durante os exercícios associado à contração ativa dos músculos estabilizadores da coluna.

Qual eu devo fazer, Solo ou Aparelhos?

Os princípios e benefícios do método são os mesmos.

Durantes as aulas é possível utilizar os aparelhos e também os exercícios em solo. A escolha depende dos objetivos de quem está realizando os exercícios. 

Podemos dizer que maior diferença é que no solo o praticante é mais desafiado por seu próprio corpo no espaço. 

As aulas podem ser individuais ou em grupo e não tem contra indicação, desde que sejam respeitadas as condições e limitações físicas de cada indivíduo. 

As mudanças no corpo e os benefícios são percebidos em pouco tempo.

Joseph Pilates, dizia que “Pilates é um método de exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo para sua execução.” e “Quando todos seus músculos estiverem propriamente desenvolvidos, você realizará com rotina seus exercícios com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”

Joseph foi um grande incentivador, ele refinou suas ideia sobre saúde e concionamento físico. Com isso encorajou muitas pessoas a participarem do seu programa de exercícios. Mas foi também através de suas frases, que até hoje seu legado motiva as pessoas para prosseguirem com os seus objetivos.

Converse com os profissionais de saúde que lhe acompanham e verifique se o método é indicada para o seu caso.

 

Até breve,

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.