Entre as muitas situações que ocorrem na rotina de uma criança com alterações alimentares, com certeza, as dificuldades na dinâmica familiar são responsáveis pelos maiores desafios vivenciados. As famílias chegam ao consultório se queixando de já terem tentado de tudo e de não observarem mudanças no padrão alimentar de seus filhos, inclusive alegando piora frente a algumas tentativas de mudanças. Infelizmente essa é uma realidade, casos de crianças com alterações alimentares que não são tratadas de maneira direcionada e assertiva tendem a se intensificar ao longo do tempo, fazendo com que os momentos de refeição se tornem um grande causador de preocupações e angústias aos familiares.
Ao iniciar um processo de terapia alimentar é indispensável que a família compreenda a importância da sua participação ativa, entenda os objetivos terapêuticos e os sinais, sintomas e manifestações que caracterizam um quadro de distúrbio alimentar pediátrico, sendo assim, diversas orientações precisam ser passadas nos primeiros encontros visando uma abordagem e atuação integralizada entre terapeuta e família, potencializando as evoluções da criança.
Apesar das sessões de terapia alimentar terem uma influência significativa na ampliação da aceitação e do cardápio das crianças, não podemos esquecer que é no ambiente familiar que a criança realiza 90% de suas refeições, e que quando buscamos avanços permanentes as mudanças devem ocorrer nesse ambiente de maneira consciente e consistente.
É natural que na rotina corrida do dia a dia os pais não observem o quanto o seu comportamento impacta no desenvolvimento de habilidades do seu filho, e quando falamos de alimentação a maneira como organizamos o ambiente, nos comunicamos, agimos e reagimos aos comportamentos da criança fazem toda diferença.
Se você vivencia desafios alimentares com o seu filho e tem dúvidas de como agir nesses momentos, com certeza uma avaliação e orientação profissional pode mudar essa realidade. Lembre-se: VOCÊ pode ser a ferramenta mais importante no processo de melhora do padrão alimentar do seu filho.
Pensando nessa queixa comum das famílias: “Eu já tentei de tudo!”, criamos um curso voltado para pais. Nosso encontro será dia 01/07 e o objetivo é guiar as famílias para uma compreensão mais clara das dificuldades alimentares dos seus filhos e, principalmente, dar orientações de como agir para modificar essa realidade, causando uma melhora da aceitação dos alimentos e na rotina alimentar como um todo. As inscrições estão abertas, garanta a sua vaga clicando aqui. Espero você nesse dia que será repleto de trocas e informações importantes!
Até a próxima,