Livros são ótimas ferramentas para promover o desenvolvimento da criança, eles não apenas abrem as portas para mundos imaginários, como também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem das crianças. Através das páginas de histórias encantadoras, as crianças exploram um universo rico em vocabulário, expressões e narrativas. Neste contexto, trazemos algumas dicas importantes sobre como utilizar os livros para incentivar a fala das crianças:
A introdução à leitura pode iniciar desde muito cedo, tendo como primeira etapa o desenvolvimento da atenção e interesse por pequenas histórias. Neste início escolha livros com pouca escrita e muitas figuras, pois permitem que a criança se concentre nas imagens e na linguagem visual, enquanto você conta a história, auxiliando a criança a fazer conexões entre palavras e imagens, fortalecendo o seu vocabulário.
Explorar os sons imitando os animais, o motor do carro ou o barulho da chuva, são formas divertidas de chamar a atenção da criança, entretendo-as e auxiliando no desenvolvimento da fala.
Ao contar uma história, module sua voz e exagere na articulação das palavras. Não tenha medo de ser criativo e se divertir com as diversas vozes que podem ser inventadas. Modular a voz e exagerar na articulação das palavras são ótimas maneiras de chamar a atenção da criança para você e ainda auxiliam que ela ouça os sons claramente e entenda como a entonação afeta o significado.
Durante a leitura, converse com a criança fazendo perguntas sobre as ilustrações, os personagens e os acontecimentos da história. Isso estimula a participação ativa e o desenvolvimento da compreensão verbal.
Esteja sempre atento às necessidades e aos interesses individuais da criança, adaptando a leitura de acordo com seu nível de desenvolvimento. Escolher livros apropriados e ler de forma interativa além de ser uma ferramenta poderosa para ajudar a criança a desenvolver a fala, também estimula a imaginação, a criatividade e o interesse pela leitura, tornando muito maiores as chances de a sua criança no futuro ser um leitor ávido e fluente.
Até a próxima,