Dando continuidade no meu último post publicado por aqui, hoje vamos conversar sobre como podemos fazer um bom planejamento escolar. Sabemos que temos que escolher um tema/conteúdo específico e elencar os objetivos específicos que se queira atingir, mas como fazer isso?

O processo de elaboração de um planejamento exige do professor organização, sistematização, previsão e decisões. Expõe-se no documento o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

 A primeira etapa é a escolha do tema. O tema escolhido deve ir  ao encontro do projeto anual desenvolvido com o grupo ou com a criança individualmente e você deve ter em mente a todo momento a faixa etária que está trabalhando e as necessidades evidenciadas pelo grupo.

A partir disso, é necessário que você defina os objetivos que quer atingir com o grupo ou criança e pontue os conteúdos que irão ser abordados.

Importante: Não se esqueça de estabelecer a duração do planejamento, para consequentemente, separar a duração das determinadas atividades e/ou dinâmicas propostas, lembrando que o planejamento precisa ser flexível para que os objetivos sejam alcançados e  permitir que alterações aconteçam ao longo da execução, devido a diversos fatores, como: Tempo de envolvimento das crianças, interesse em uma determinada proposta, previsão do tempo (em caso da atividade for pensada em outro local), entre outros.

Escolha e separe os recursos que precisará para cada atividade ou dinâmica proposta e lembre-se de planejar outras opções extras, caso algum contratempo ocorra, como, precisar passar um vídeo e faltar luz no determinado momento.

Após a definição da duração, escolha a metodologia com que você vai trabalhar o projeto, isto é, você precisa estabelecer o caminho para a realização das propostas, para que seja possível atingir o objetivo de aprendizagem.

No final, pense no processo  avaliativo, analisando o nível do envolvimento da(s) criança(s), na absorção de conteúdos, sendo esse último de extrema importância, pois a partir dos resultados observados você poderá refletir sobre os pontos fortes e fracos da proposição realizada e pensar em outras estratégias de ensino-aprendizagem.

Resumindo, o planejamento constitui-se basicamente a partir da ação de nós, educadores, em definir os objetivos a serem alcançados, desde todo seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo, no qual cabe ao educador elencar os objetivos a serem alcançados, pensando em estratégias de ensino e de avaliação e, agir de forma a obter um retorno de seus alunos ou pacientes.

E aí vem um questionamento… Mas porque pensar tudo isso antes?

Porque as crianças estão em movimento e o tempo de espera delas não é o mesmo do que o nosso, adultos. Elas estarão envolvidas na situação e caso algum contratempo ocorra, precisamos ser ágeis e nos reinventar. Além disso, manter um planejamento adequado é fundamental para que o professor consiga acompanhar a evolução no desenvolvimento de cada criança e para que ele possa avaliar o seu próprio fazer.

Confira abaixo o checklist:

  1. Definir o tema;
  2. Definir os objetivos;
  3. Duração do planejamento;
  4. Recursos;
  5. Metodologia;
  6. Avaliação.

Até mais!

Fernanda Andrade dos Santos

Neuropsicopedagoga

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