Avaliação Interdisciplinar
A avaliação interdisciplinar consiste em uma proposta de avaliação integrada e abrangente do desenvolvimento infantil realizada pelo nosso time de especialistas sob critérios científicos rigorosos.
O diferencial deste tipo de avaliação é ter a possibilidade de o paciente ser avaliado de maneira integrada por profissionais de áreas de atuação diferentes, mas complementares, permitindo conhecer o nível de desenvolvimento de habilidades do paciente em linguagem, coordenação motora e equilíbrio, alimentação, comportamento, cognição e aprendizagem.
Os testes utilizados na Avaliação Interdisciplinar são escalas e protocolos validados, com base nos critérios diagnósticos do DSM V (Manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais).
A avaliação interdisciplinar é indicada para as seguintes situações:
  • Quando há suspeita de atraso no desenvolvimento;
  • Quando o médico responsável indica a necessidade de investigação;
  • Quando observa-se dificuldades de aprendizagem;
  • Quando a criança já possui diagnóstico e a família deseja estabelecer o plano de intervenção e prioridades;
  • Quando a família deseja reavaliar o processo terapêutico.
Se você identificou algumas destas situações como sendo a que você está no momento, clique no link abaixo para conversar com o Evolvere e entender melhor como a avaliação pode ser feita.
Avaliações por Área
Além da avaliação interdisciplinar, também oferecemos o serviço de avaliação por área. Este tipo de avaliação é indicado quando a família deseja iniciar a intervenção por alguma queixa pontual ou possui encaminhamento médico para avaliação de uma área como fator de apoio diagnóstico. Para agendar a avaliação é só clicar no link abaixo para conversar com o Evolvere.
A avaliação fonoaudiológica é indispensável no diagnóstico de diferentes alterações, como o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, a Apraxia de Fala na Infância, o Transtorno do Espectro Autista, Atraso no desenvolvimento da linguagem e muitos outros. O processo tem como objetivo apoiar a identificação de alterações na comunicação e alimentação relacionadas ou não com alterações do neurodesenvolvimento. A avaliação fonoaudiológica é o ponto de partida para o processo de intervenção, onde o fonoaudiólogo atuará para desenvolver habilidades sociais, comunicação funcional e comportamentos alimentares adequados.
A Psicologia Comportamental propõe uma avaliação sistemática do repertório comportamental da criança para determinar quais habilidades específicas estão presentes ou ausentes. As informações da avaliação são utilizadas para elencar os objetivos de intervenção precoce do programa de ensino de cada criança. São aplicados testes que avaliam habilidades de performance visual, habilidades receptivas (ouvinte), expressivas (mando, tato e ecóico), imitação e brincadeiras sociais independentes. O objetivo da avaliação é identificar o nível de desempenho em habilidades básicas e comportamento verbal que cada criança apresenta.
A avaliação fisioterapêutica é constituída por anamnese (entrevista) e avaliação física e tem como objetivo identificar alterações posturais, motoras e funcionais do paciente. O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, ou seja, pode ser consultado sempre que há suspeita de alterações neuromusculoesqueléticas. É possível através da avaliação identificar atrasos no desenvolvimento motor, desvios posturais, problemas durante a marcha (caminhada), alterações de equilíbrio, tônus muscular e problemas respiratórios, além disso é diante dos achados na avaliação que o plano de tratamento é traçado.
Na avaliação psicopedagógica, através de testes específicos referente a faixa etária, a profissional avalia como ocorre o processo de aprendizagem da criança, seus impasses e as implicações. São aplicados testes que avaliam habilidades de leitura, escrita e aritmética, oferecendo de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar.
Na avaliação nutricional realiza-se a anamnese alimentar a fim de entender a rotina e limitações da criança para alimentar-se e correlacionar com os sinais e sintomas referidos durante a consulta. A partir disso, realiza-se a elaboração de um plano alimentar individualizado adequado para a faixa etária e condição da criança. Na avaliação realiza-se também aferições de antropometria como peso, estatura e circunferências para a definição do estado nutricional.
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta – 08:00 às 19:00

Endereço:
Rua José Bonifácio, 68 – Florianópolis/SC

Telefones:
(48) 3771-0300 | (48) 98824-016
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