Atendimentos Individuais
Os atendimentos individuais iniciam após realizarmos a avaliação do paciente, definirmos as habilidades prioritárias para seu desenvolvimento e montarmos o plano de intervenção personalizado. Cada atendimento tem duração de aproximadamente 50 minutos e ocorre com hora marcada, agendados previamente com a nossa equipe de acordo com a frequência estipulada por cada profissional indicado na avaliação.
Os atendimentos costumam ser presenciais, mas é possível também atender a distância para atender à demanda de pais de localidades mais distantes ou que não possuem flexibilidade na agenda para participar de determinadas atividades do processo terapêutico. São realizadas atividades de orientação familiar, orientação a outros profissionais da equipe de atendimento da criança, apoio à escola e aos Acompanhantes Terapêuticos, entre outras atividades.
Todos os atendimentos só começam a ser realizados após a avaliação, para agendar é só clicar no link abaixo.
Fonoaudiologia
No processo terapêutico o fonoaudiólogo atuará para desenvolver habilidades sociais, comunicação funcional e comportamentos alimentares adequados. Nossos profissionais possuem formação de ponta para atuar com comunicação verbal e não-verbal, assim como com sistemas de comunicação alternativa.
Psicologia Comportamental
Na intervenção comportamental o psicólogo realiza o planejamento do ensino intensivo das habilidades observadas na avaliação, iniciando por habilidades em que a criança já tenha algum sucesso ou iniciativa, para somente então desenvolver habilidades totalmente ausentes. O objetivo principal da intervenção comportamental é que a criança desenvolva autonomia e funcionalidade.
Fisioterapia
A atuação da fisioterapia pode ser de forma preventiva, na prevenção de contraturas e deformidades ou na estimulação precoce visando os marcos do desenvolvimento motor. A reabilitação atua nas disfunções decorrentes de patologias, cirurgias ou traumas. Nossos profissionais atuam na área da Fisioterapia Clínica, valendo-se de diversas técnicas, com ênfase em pediatria.
Psicopedagogia
Na terapia neuropsicopedagógica são propostas atividades que auxiliem no processo de aprendizagem, tendo como objetivo devolver ao sujeito o prazer de aprender e resgatar as lacunas do processo de aprendizagem. A terapia neuropsicopedagógica contribui no estímulo das funções cognitivas e comportamentais, como o desenvolvimento da coordenação motora (fina e ampla), autonomia e independência, concentração, atenção, memória, percepção e discriminação visual, equilíbrio, aprendizagem de conceitos, compreensão de regras, limites e rotina, raciocínio lógico, entre outros.
Nutrição
O atendimento nutricional é indicado para o público infantil em geral, seja para a mudança de hábitos ou para uma reeducação alimentar. Para acompanhar todas as etapas do desenvolvimento alimentar saudável da criança é necessário realizar o acompanhamento nutricional com regularidade, que será definido após a primeira consulta de acordo com as características encontradas.
Seletividade Alimentar
A terapia para seletividade alimentar é realizada pela fonoaudióloga e pela nutricionista com o objetivo de identificar alterações funcionais, estruturais, sensoriais ou metabólicas que estejam interferindo no padrão alimentar da criança. As sessões buscam envolvimento emocional, sensorial (cheiro, textura, consistência) e tátil (tocar, lamber, experimentar e comer) com os alimentos de maneira lúdica e natural, despertando o interesse e a curiosidade da criança. Além disso, é realizada avaliação antropométrica (curva de crescimento) e a criação do plano alimentar com as adequações necessárias para cada caso, incluindo participação familiar e da escola.