Há algumas semanas estamos conversando com vocês leitores sobre o desenvolvimento da linguagem e algumas alterações que podem acometer as crianças na pequena infância. Hoje nosso assunto vai tratar do desenvolvimento auditivo, que ocorre em paralelo ao desenvolvimento da linguagem.
O desenvolvimento auditivo na criança é de extrema importância para o desenvolvimento de diferentes funções cerebrais, entre elas a linguagem verbal. Este desenvolvimento segue etapas graduais de complexidade, tendo início na vida intra-uterina após a 20ª semana de gestação. Sabe-se que no quinto mês, o feto já possui as estruturas da orelha média e interna formadas, sendo inclusive possível demonstrar suas funções cocleares.
O sistema auditivo continua se desenvolvendo intensamente durante os primeiros meses após o nascimento. Ao nascer, o recém-nascido apresenta apenas audição do tipo reflexa; em seguida, inicia-se o processo de aprendizagem auditiva e novas respostas ao som passam a ser desenvolvidas, sendo estas dependentes de experiências auditivas.
As etapas do desenvolvimento da audição que devem ser observados pelo adulto que acompanha a criança de 0 aos 5 anos são:
0 a 3 meses: o bebê reage para sons altos, se as susta com sons fortes e barulhos inesperados.
3 a 6 meses: a resposta de alerta aos sons é mais fácil de ser observada. O bebê procura sons a sua volta e reconhece mudanças na tonalidade da voz da mãe ou do pai.
9 meses: o bebê reage de maneira diferente para sons fraco s e fortes, localiza e reconhece sons familiares. “Pode responder ao próprio nome quando é chamado e demonstra entendimento de palavras simples, como “mamãe”, “papai”, ” tchau” e “ não” .
1 ano: Associa sons a objetos, entende comandos simples e reconhece
algumas palavras (por exemplo: “não”, “papá”, “mamãe”, “papai”, “vovó”, “vovô”).
1 ano e 6 meses: a criança entende frases simples e pode apanhar objetos familiares quando é solicitada. Nesta fase, por exemplo, a criança já reconhece e aponta para partes do corpo sem a necessidade de gestos ou pistas visuais.
2 anos: a criança atende e realiza ordens simples quando solicitada e responde corretamente às perguntas feitas pelo interlocutor. Consegue sentar e escutar histórias e músicas simples. O tempo de atenção ainda é curto, mas esta é uma atividade interessante.
3 a 5 anos: nesta fase, a criança deve entender tudo que é falado pelo adulto e pergunta quando não compreende.
Algumas experiências auditivas podem ser enriquecedoras para a criança tais como:
– Leituras de livros: conte histórias para a criança, além do desenvolvimento de vocabulário a parte auditiva estará sendo estimulada pela recepção da informação verbal.
– uso de álbuns de fotografias: nomeie as pessoas, os lugares.
– perguntas sobre a rotina da criança: incentive sua criança a contar o que fez durante o dia, além de ser um exercício de escuta ao outro é um bom treino para a elaboração do discurso.
– cantigas, são atividades que estimulam o uso da audição e enriquecem o desenvolvimento da linguagem e comunicação.
Pais e cuidadores estejam atentos para quaisquer sinais de que a criança possa estar com problemas auditivos, principalmente a não reação dela frente a estímulos sonoros que lhe são familiares.
Neste caso vale a ida ao otorrinolaringologista para a realização de avaliação auditiva.
Até a próxima semana!
Fabiane Klann Baptistoti Sá – Fonoaudióloga clínica e Mestre em Linguística