Nos dias atuais uma preocupação muito frequente, e pertinente, é referente ao envelhecimento da população, os avanços técnicos e científicos têm levado a um aumento na sobrevida em praticamente todo o mundo. Temos a certeza de que a “melhor idade” irá chegar para todos, mas será que todos estão preparados para enfrentar os desafios que o simples fato de envelhecer pode acarretar?
Mesmo em casos de envelhecimento saudável podemos observar algumas dificuldades/déficits nas habilidades e sentidos: visão, audição, equilíbrio, sistema cardíaco e respiratório, memória, linguagem, entre outros.
Entre as doenças mais recorrentes no envelhecimento estão as demências, que são caracterizadas pela deterioração da memória e de pelo menos uma outra função cognitiva (linguagem, atenção, planejamento). A literatura aponta que, entre os tipos de demência, a Doença de Alzheimer (DA) é a mais comum, responsável por 50% a 60% dos casos diagnosticados.
O que é a Doença de Alzheimer?
É uma doença degenerativa, progressiva e de causa desconhecida. O seu início, assim como sua evolução é variável, e a perspectiva de vida após o diagnóstico também é muito difícil de precisar. O início dos sintomas geralmente é marcado por perda de memória e apatia, podendo ser confundido com outras condições, como depressão ou perda de memória associada à idade, porém a preocupação aumenta quando as dificuldades começam a interferir nas atividades diárias do paciente.
A Doença de Alzheimer é dividida em três estágios, de acordo com a severidade do comprometimento cognitivo e com o grau de independência da pessoa. Veremos agora as características de cada estágio e quais as estratégias comunicativas devemos utilizar em cada caso.
Conheça os estágios da doença
- Estágio Inicial ou Leve:
– Desempenho em tarefas da vida diária reduzido;
– Consegue levar uma vida independente;
– Comunicação se mantém efetiva;
– Tende a repetir idéias e perder a coerência durante tópicos muito longos;
– Leitura preservada, porém com algumas dificuldades de compreensão.
Estratégias de comunicação: Procure usar linguagem clara e direta, frases simples e curtas, simplifique o seu vocabulário e fale mais devagar, de preferência de frente para a pessoa. Estimule o uso de agendas, calendários e anotações, incentive a comunicação verbal (converse sobre coisas do interesse da pessoa, pergunte como foi o seu dia ou quais são os seus planos para a semana). Importante manter os hábitos de leitura e escrita, relembrar fatos e histórias do passado por meio de fotos da família é uma ótima ideia.
2. Estágio Intermediário ou Moderado:
– Anomias frequentes (esquecer as palavras);
– Repetição de idéias, dificuldade de manter diálogo;
– Uso de palavras sem contexto com o assunto;
– Tendência por ações e comportamentos automáticos;
– Diminuição do interesse pela leitura;
– Dificuldade de compreensão de uma maneira geral.
Estratégias de comunicação: Realize perguntas fechadas que facilitem as respostas diretas, dê sempre uma informação de cada vez, enfatize as expressões faciais e a comunicação mais clara e direta possível, sempre de frente mantendo contato visual.
3. Estágio Final ou Grave:
– Todas as funções cognitivas comprometidas;
– Dependente do outro para as tarefas de vida diária;
– Redução intensa da comunicação;
– Dificuldade considerável de compreensão;
– Em alguns casos ocorre mutismo.
Estratégias de comunicação: Utilizar o toque para chamar a atenção da pessoa, contato visual direto, comunicação por palavras centrais e de preferência correlacionando com o objeto.
O que pensamos?
O atendimento de idosos com quadro de Doença de Alzheimer deve ser realizado por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeira, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros), e não podemos esquecer que o apoio para família é fundamental, muitas mudanças de rotina e de ordem emocional acompanham o curso das demências, por isso procure ajuda profissional para o idoso e para as pessoas ao seu redor, garantindo assim uma melhor assistência, e conseqüentemente, dias mais leves no decorrer da caminhada!
Jéssica Batista
Fonoaudióloga Clínica
CRFa 3R/10287