Em nossa prática clinica, principalmente com crianças que estão dentro do Espectro do Autismo, ouvimos falar que precisamos trabalhar as habilidades sociais. Alguns pais ficam em dúvida quanto ao que se está propondo que seus filhos aprendam.
Nesse post vou procurar de modo sucinto esclarecer aos nossos leitores do que trata a Habilidade Social. Habilidades Sociais são “… um conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse indivíduo de modo adequado à situação, respeitando esses comportamentos nos demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação enquanto minimizando a probabilidade de futuros problemas“ (Caballo ,2006). O termo Habilidade Social envolve tanto comportamentos verbais como os comportamentos que expressam sentimentos.
Exemplos de Habilidades Sociais são:
- habilidades sociais de comunicação: fazer e responder a perguntas; gratificar e elogiar; pedir e dar feedback nas relações sociais; iniciar, manter e encerrar conversação;
- habilidades sociais de civilidade: dizer por favor; agradecer; apresentar-se; cumprimentar; despedir-se;
- habilidades sociais assertivas de enfrentamento: manifestar opinião, concordar, discordar; fazer, aceitar e recusar pedidos; desculpar-se e admitir falhas; estabelecer relacionamento; encerrar relacionamento; expressar raiva e pedir mudança de comportamento; interagir com autoridades; lidar com críticas;
- habilidades sociais empáticas: parafrasear, refletir sentimentos e expressar apoio;
- habilidades sociais de trabalho: coordenar grupo; falar em público; resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos; habilidades sociais educativas; e
- habilidades sociais de expressão de sentimento positivo: fazer amizade; expressar solidariedade e cultivar o amor.
Pela gama de situações que envolvem o desenvolvimento de Habilidades Sociais percebe-se que é algo que um indivíduo vai aprender durante um bom tempo de sua vida. Nas nossas crianças trabalhamos as Habilidades Sociais que estão relacionadas principalmente a comunicação, sociais e de civilidade, e de expressão de sentimento positivo, em um primeiro momento. Estas habilidades irão permitir à criança inserir-se em qualquer grupo de parceiros com potencial de interação.
À medida que a criança cresce e o trabalho com a função executiva passa a ser realizado de modo intensificado, outras habilidades sociais tornam-se foco de aprendizagem.
É relevante o trabalho com o desenvolvimento das Habilidades Sociais em qualquer criança para o crescimento físico, intelectual, emocional e social, pois tais habilidades possibilitarão minimizar as dificuldades enfrentadas pelas mesmas.
Para realizar o trabalho de aquisição de Habilidades Sociais podemos usar de histórias sociais confeccionadas em quadrinhos onde ao final realizamos alguns questionamentos sobre a história levando a criança identificar, por exemplo: emoções, situações de amizade, fazer e responder perguntas, iniciar e manter conversas, elogiar e aceitar elogios, oferecer e pedir ajuda, agradecer, seguir regras de grupo. Compreendido o conceito e a importância desse trabalho com qualquer criança, agora mãos à obra!
Até a próxima semana,
Fabiane Klann Baptistoti Sà – Fonoaudióloga Clínica