Anualmente, no dia 9 de dezembro, comemora-se o Dia do Fonoaudiólogo. A profissão foi reconhecida no Brasil em 1981, quando a regulamentação foi publicada.
Quando perguntamos aos pais que chegam ao consultório ou para ouvintes em palestras o que conhecem sobre a Fonoaudiologia, normalmente ouvimos relatos relacionados à “audição” e “fala”. Mas você sabia que a Fonoaudiologia possui 11 especialidades reconhecidas?

Audiologia: é a área responsável pela prevenção e cuidado com a saúde auditiva, desde o nascimento até o envelhecimento.

Linguagem: área da Fonoaudiologia responsável pelo trabalho com diagnóstico, prevenção e tratamento das mais diversas alterações de linguagem oral e escrita. A atuação compreende todo tipo de comunicação, quer seja verbal ou não-verbal.

Motricidade Orofacial: especialidade voltada para a habilitação/reabilitação das funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, entre outros.

Saúde Coletiva: área de atuação voltada para gestão e planejamento de saúde pública, no que diz respeito à Fonoaudiologia, desenhando suas principais ações pensando em prevenção de doenças.

Disfagia: especialidade reconhecida para atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento das alterações da deglutição de saliva, secreção ou alimento. O fonoaudiólogo é um profissional indispensável nos ambientes hospitalares para compor as equipes multidisciplinares.

Fonoaudiologia Educacional: área de atuação voltada para as questões que interferem no processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo do trabalho junto às unidades educativas é evitar que as alterações se instalem.

Gerontologia: o profissional especialista nesta área é aquele que realiza a promoção da saúde do idoso, atua na prevenção de alterações relacionadas à Fonoaudiologia e no tratamento destas, como por exemplo, a audição e o equilíbrio.

Fonoaudiologia Neurofuncional: área da Fonoaudiologia responsável por questões relacionadas ao sistema nervoso central ou periférico, podendo atuar com prevenção, diagnóstico ou tratamento de funções lesionadas.

Fonoaudiologia do Trabalho: área em que o profissional fonoaudiólogo atua na organização e planejamento dos espaços e fluxos de trabalho, levando em consideração a saúde e qualidade de vida do trabalhador.

Neuropsicologia: o especialista nessa área volta-se para a prevenção, avaliação, tratamento e gerenciamento dos distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

Nós, da Evolvere, acreditamos que tamanha diversidade é o que torna essa profissão tão bela. Desejamos que a Fonoaudiologia conquiste a cada dia seu espaço com ética, profissionalismo, responsabilidade e, principalmente, empatia para com as pessoas.

 

Até mais!

Tatiane Moraes Garcez

Fonoaudióloga Clínica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.