Conheça apps para treinamento de funções cognitivas

Aproximadamente após os 25 anos de idade, naturalmente, funções cognitivas como a memória, linguagem, atenção, agilidade mental, raciocínio lógico, foco e coordenação motora vão diminuindo de forma gradativa. Esse declínio relaciona-se com diversos fatores, acontecendo de forma mais veloz para algumas pessoas do que para outras. Sabe-se que manter um estilo de vida ativo e saudável pode contribuir para manter as funções cognitivas mais estáveis durante o envelhecimento.

O universo tecnológico têm oferecido diversas possibilidades e instrumentos relacionados à essa área. Nós experimentamos 4 apps de treinamento de funções cognitivas e vamos contar para você.

  1. PEAK

Aplicativo fácil e muito intuitivo. Quando o app é utilizado pela primeira vez são realizadas algumas perguntas, com o objetivo de saber o que você deseja melhorar ou desenvolver no seu cérebro. Peak permite que você tenha 1 treino gratuito diariamente , com 4 jogos com objetivos diferentes, selecionados de forma aleatória. Para cada área de treinamento (linguagem, raciocínio, etc). Antes de cada jogo, há instrução detalhada do que fazer durante a atividade. Para estimular o participante a continuar desenvolvendo as habilidades o app apresenta um mural de conquistas, como medalhas, cada vez que o indivíduo atinge o objetivo proposto. O app apresenta ainda um espaço com um panorama do desempenho cerebral, gráficos de evolução por função cognitiva, percentual de comparação com faixa etária, entre outros. O app é muito completo e dinâmico, porém, para utilizar a totalidade de suas funções é exigida a versão PRO, não gratuita.

  1. MEMORADO

É um aplicativo mais simples, mas com proposta semelhante. Também permite 1 treino diário gratuitamente, com jogos diversificados. As atividades apresentadas são interessantes e o app conta com uma preocupação a mais: relaxamento. Estão disponíveis sessões de áudio para relaxamento e pintura. É possível estabelecer metas semanais para treino, mas outras atividades exigem a versão PREMIUM.

  1. LUMOSITY

No Lumosity você tem acesso a alguns jogos por dia e pode repeti-los quantas vezes desejar, o que é um diferencial. Os jogos possuem gráficos atraentes e divertidos. O acompanhamento do desempenho, por sua vez, é apresentado de forma mais resumida na versão free. A comparação de desempenho por faixa etária, por exemplo, está disponível na versão PREMIUM.

  1. FIT BRAINS

Este app destaca-se por sua preocupação em incluir inteligência emocional no treinamento. Os usuários da versão gratuita tem acesso a 1 treino por dia e acesso ilimitado a 1 jogo de cada área. O desempenho pessoal é apresentado por função cognitiva de forma resumida e prática.

Agora é só fazer o download, experimentar e decidir com qual tipo de app você se identifica. Todos eles usam cerca de 10-15 minutos por dia. Vale a pena conferir!

 

Tatiane Moraes Garcez

Fonoaudióloga Clínica

CRFa 3R/10295

Compartilhe isso:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *