Aproximadamente após os 25 anos de idade, naturalmente, funções cognitivas como a memória, linguagem, atenção, agilidade mental, raciocínio lógico, foco e coordenação motora vão diminuindo de forma gradativa. Esse declínio relaciona-se com diversos fatores, acontecendo de forma mais veloz para algumas pessoas do que para outras. Sabe-se que manter um estilo de vida ativo e saudável pode contribuir para manter as funções cognitivas mais estáveis durante o envelhecimento.

O universo tecnológico têm oferecido diversas possibilidades e instrumentos relacionados à essa área. Nós experimentamos 3 apps de treinamento de funções cognitivas e vamos contar para você.

  • PEAK®

Aplicativo fácil e muito intuitivo. Quando o app é utilizado pela primeira vez são realizadas algumas perguntas, com o objetivo de saber o que você deseja melhorar ou desenvolver no seu cérebro. Peak permite que você tenha 1 treino gratuito diariamente , com 4 jogos com objetivos diferentes, selecionados de forma aleatória. O Peak organiza os jogos para treinamento em sete áreas: linguagem, raciocínio, memória, foco, agilidade mental, emoção e coordenação. Antes de cada jogo, há instrução detalhada do que fazer durante a atividade. Para estimular o participante a continuar desenvolvendo as habilidades o app apresenta um mural de conquistas, como medalhas, cada vez que o indivíduo atinge o objetivo proposto. O app apresenta ainda um espaço com um panorama do desempenho cerebral, gráficos de evolução por função cognitiva, percentual de comparação com faixa etária, entre outros. O app é muito completo e dinâmico, porém, para utilizar a totalidade de suas funções é exigida a versão PRO, não gratuita.

Peak
  • LUMOSITY®

No Lumosity você tem acesso a alguns jogos por dia e pode repeti-los quantas vezes desejar, o que é um diferencial. Os jogos possuem gráficos atraentes e divertidos. O acompanhamento do desempenho, por sua vez, é apresentado de forma mais resumida na versão free. A comparação de desempenho por faixa etária, por exemplo, está disponível somente na versão PREMIUM.

Luminosity
  • FIT BRAINS®

Este app destaca-se por sua preocupação em incluir inteligência emocional no treinamento. Os usuários da versão gratuita tem acesso a 1 treino por dia e acesso ilimitado a 1 jogo de cada área. O desempenho pessoal é apresentado por função cognitiva de forma resumida e prática.

Fit Brains

O que é importante saber?

Atenção! Não são somente os jogos eletrônicos que podem ajudá-lo a manter o seu cérebro ativo. Atividades como artesanatos, exercícios físicos, leitura e muitas outras também possuem papel importante na saúde cognitiva. 

Mas sabemos que ter uma opção de fácil acesso pode auxiliar em dias com menor tempo disponível. Todos os aplicativos mencionados usam cerca de 10-15 minutos por dia. Experimente e veja qual combina mais com o seu perfil. 

Tatiane Moraes Garcez

Fonoaudióloga Clínica

CRFa 3R/10295

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.