Nesse post gostaria de conversar com meus colegas fonoaudiólogos sobre algo que tem sido objeto de muita reflexão nesse ano para mim. 

Nos últimos anos com o avanço científico no conhecimento e diagnóstico de algumas condições que afetam o desenvolvimento  infantil, o fonoaudiólogo se viu obrigado a estudar sobre Autismo, desordens sensoriais, diferentes síndromes e transtornos, tornando-se um expert nesses assuntos.

Os quadros clínicos mencionados costumam ser complexos e, por isso, demandam de intervenções em diferentes áreas, de modo que o fonoaudiólogo precisa atuar com múltiplos objetivos. Porém tenho observado que há um aspecto comum em todas essas condições que acabou ficando de lado nos estudos dos fonoaudiólogos, mas que, no fundo, é a demanda que deve receber maior atenção em quase todos os casos. Estou falando aqui da LINGUAGEM.

Mas o que é a linguagem?

Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.

Deste modo, a linguagem pode ser dividida em:

  1. Linguagem verbal: constituída por palavras podendo ser na forma falada ou escrita. Normalmente no nosso cotidiano usamos a linguagem falada como principal veículo de comunicação.
  2. Linguagem não verbal: essa forma de linguagem utiliza-se de recursos visuais para comunicar. Faz parte desse tipo de linguagem: placas, imagens, linguagem corporal.

A linguagem também pode se referir a capacidade especificamente do homem para adquirir e utilizar um sistema complexo de comunicação. É uma das nossas faculdades mentais a ser desenvolvidas nos primeiros anos de vida.

Quais os subsistemas da linguagem?

Quando estamos estudando a linguagem ou analisando o desenvolvimento da linguagem de uma criança, precisamos estar atentos a como está se constituindo os seguintes subsistemas da linguagem:

  • Morfo-sintaxe: refere-se o conjunto de palavras que a partir das regras da Língua se unem para formar as frases.
  • Semântico: refere-se ao vocabulário, ao uso adequado das palavras na estrutura linguística.
  • Fonológico: sistema de sons que a partir das regras de associação formam as palavras.
  • Pragmático: trata do uso eficiente do vocabulário na construção de um discurso coeso e coerente para efetivar a comunicação.

As alterações da linguagem e o fonoaudiólogo

Nas diferentes condições que as crianças vêm apresentando ao longo dos últimos anos que se manifestam através de uma comunicação ineficiente, o fonoaudiólogo é o profissional que deve estar à frente do processo de análise e terapia da comunicação. Nesse sentido é que coloco que nós fonoaudiólogos precisamos voltar a estudar sobre a linguagem, seus subsistemas e a relação destes nas diferentes manifestações.

Vejo hoje colegas de profissão que são experientes em condições que envolvem a linguagem, porém não sabem falar com propriedade da linguagem, colocando todas as condições dentro de uma mesma configuração e tratamento.

Urge estudarmos sobre linguagem, afinal somos nós os profissionais responsáveis pelo tratamento das diferentes alterações da comunicação. É importante sabermos da diferentes condições que acabam por afetar a comunicação humana, mas mais importante ainda é saber que áreas estão sendo afetadas para realizar um diagnóstico diferencial e oportunizar a criança o melhor processo terapêutico.

Procure saber onde há grupos de fonoaudiólogos estudando a linguagem e junte-se a eles. Você pode beneficiar-se também de supervisões com profissionais especializados. Aqui no Evolvere desenvolvemos serviços como estes, de consultoria, supervisão e estudos de casos, com uma equipe interdisciplinar com experiência clínica e docente. 

Até a próxima conversa,

Fabiane Klann Baptistoti

Fonoaudióloga

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