Mais um ano letivo começa e para muitas famílias esse é um momento de preocupação. A preparação para esse momento é muito importante. Tanto quanto antes estiverem preparadas, conversando sobre o assunto e participando da compra do material escolar e uniforme, por exemplo, maior a minimização do “novo”, o que facilita a adaptação escolar.
A adaptação das crianças na Educação Infantil é um processo que deve ocorrer gradualmente. É indicado que nesse processo de adaptação a criança permaneça menos tempo na escola e que essa permanência vá aumentando aos poucos. Normalmente as escolas já tem um programa planejado dentro de cada faixa etária para isto.
Não esqueça que cada adaptação é única, o que funciona para um, pode não funcionar para o outro, pois cada criança tem o seu tempo. Normalmente com a presença dos pais as crianças apresentam um comportamento e fora do alcance dos pais, outro. Nesse processo a postura do adulto de passar segurança faz muita diferença, mas lembre-se de respeitar o jeito de ser e tempo do seu filho.
Esteja atento para alguns fatores que são essenciais para a qualidade de vida da criança, em especial ao Sono e à alimentação. Perceba se a criança consegue dormir a quantidade de horas adequadas para a sua faixa etária. Caso não, ajuste o horário da rotina do sono. Lembre-se que uma alimentação equilibrada fornece a energia que a criança precisa para desempenhar bem as atividades do dia-a-dia, como aprender.
Fonte: Almanaque dos pais
Durante o processo de adaptação deve-se lembrar do reforço positivo, isto é, acredite e elogie seu filho, aos poucos ele vai descobrindo esse espaço, criando confiança e referência nos profissionais e colegas de sala. Ele vai descobrir o mundo maravilhoso, mágico e cheio de aventuras que é estar na escola!
ATENÇÃO: A criança funciona como uma esponja, se você estiver inseguro quando for deixá-la na escola, provável que ela absorverá isso. Não demonstre insegurança. Passe segurança para a criança.
Segurança e confiança são as palavras para esse momento!
Até breve.
Fernanda Andrade dos Santos
Psicopedagoga