Você já parou para pensar como pode ser interessante uma brincadeira com ALIMENTO? As atividades sensoriais com alimentos podem envolver diferentes estímulos, sendo eles olfativos, táteis, gustativos, visuais e térmicos.
Estimular os sentidos de forma mais ampla ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos pequenos. No dia-a-dia acabamos estimulando mais visão e audição, porém estimular os outros sentidos pode ser uma tarefa fácil e divertida, e envolver os alimentos nessa dinâmica facilita que a criança tenha uma maior aceitação alimentar. Lembrando que os estímulos sensoriais apresentados à criança desde cedo são facilitadores para os padrões estabelecidos por ela no futuro
1. GELATINA
A Gelatina é nossa grande aliada na estimulação sensorial com alimentos! Podemos variar as cores e, consequentemente, os cheiros. Além disso, a temperatura também é algo que podemos explorar e a mudança de consistência (começa durinha e no final da atividade está líquida).
ATIVIDADES: – Use forminhas variadas e faça gelatina dos mais variados formatos, assim você tornará a atividade mais chamativa e interessante; – Coloque a gelatina na geladeira com alguns brinquedos submersos, assim quando ficar pronta a criança terá que explorar para encontrar os brinquedos, é diversão garantida.
2. AMIDO DE MILHO / FARINHA DE TRIGO
A estimulação causada por essa atividade é predominantemente tátil, muitas crianças apresentam uma recusa importante e por isso devemos realizar com bastante tranqüilidade e cautela.
ATIVIDADE: Coloque o conteúdo em um recipiente com brinquedos que a criança goste para incentivar a manipulação, conforme a aceitação podemos inserir um pouco de água e modificar a consistência, nesse caso brincar de fazer bolinhas e cobrir os objetos (moldar) são dicas para deixar o momento mais lúdico!
3. MACARRÃO PENNE
Trabalhar com o macarrão é algo diferente e muito interessante, ele pode ser utilizado cru ou cozido (podemos colocar temperos e molhos) e também variar nos formatos e cores, o que ajuda a promover estímulos diferentes e a chamar a atenção para a atividade! Além do macarrão pode ser usado também bolachas e salgadinhos com formato de “rosquinha”.
ATIVIDADE: – Com um pedaço de barbante estimular a criança a elaborar uma “ponte” ou um “colar” de macarrões, pode ser inclusive para colocar em uma boneca ou urso preferido; – Espetar palito de churrasco na massinha e fazer “torre de macarrão” (nesse caso podemos inclusive estimular a categorização de cores caso se tenha os macarrões coloridos).
4. FRUTAS
As frutas são excelentes opções para estimulação sensorial, pois possuem cores, texturas, consistências e cheiros variados, além disso, são alimentos da rotina e que muitas vezes são conhecidos pelas crianças e pouco explorados.
O simples fato de manipular, de ter acesso, de ajudar a tirar as frutas das sacolas e colocar na fruteira já são aproximadores naturais e que devem ser estimulados.
ATIVIDADE: – Colocar pedaços de frutas dentro de saquinhos de tule (ou qualquer material poroso) para que a criança explore, as frutas mais indicadas são as com bastante água ou as macias como melancia, mamão, manga, banana, morango, uva, etc.
5. OLFATO
O olfato é um dos sentidos mais “esquecidos” quando pensamos em estimulação sensorial, mas ele é de grande importância. Pense que quando estamos preparando o alimento o primeiro sentido estimulado nas pessoas próximas é o olfato e ele pode nos aproximar e nos deixar mais a vontade, como uma espécie de previsibilidade do que está por vir na hora da alimentação.
ATIVIDADE: – Confecção de potinhos olfativos, podemos usar saleiros ou potes de tempero que tem pequenas aberturas. A idéia é colocar dentro aromas variados e fortes como canela, alho, manjericão, etc, porem pensando que esses não são aromas atrativos para os pequenos a sugestão é fazer a atividade com algodão embebido em essências, nesse caso pode ser de morango, de banana, de frutas vermelhas, entre outros!!!
Até breve,
Jéssica Batista
Fonoaudióloga
Ótimas dicas! Vou fazer
Camila, muito obrigada por visitar nosso site e deixar seu feedback 🙂