Você já parou para pensar como pode ser interessante uma brincadeira com ALIMENTO? As atividades sensoriais com alimentos podem envolver diferentes estímulos, sendo eles olfativos, táteis, gustativos, visuais e térmicos.

                Estimular os sentidos de forma mais ampla ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos pequenos. No dia-a-dia acabamos estimulando mais visão e audição, porém estimular os outros sentidos pode ser uma tarefa fácil e divertida, e envolver os alimentos nessa dinâmica facilita que a criança tenha uma maior aceitação alimentar. Lembrando que os estímulos sensoriais apresentados à criança desde cedo são facilitadores para os padrões estabelecidos por ela no futuro

1. GELATINA

A Gelatina é nossa grande aliada na estimulação sensorial com alimentos! Podemos variar as cores e, consequentemente, os cheiros. Além disso, a temperatura também é algo que podemos explorar e a mudança de consistência (começa durinha e no final da atividade está líquida).

ATIVIDADES: – Use forminhas variadas e faça gelatina dos mais variados formatos, assim você tornará a atividade mais chamativa e interessante; – Coloque a gelatina na geladeira com alguns brinquedos submersos, assim quando ficar pronta a criança terá que explorar para encontrar os brinquedos, é diversão garantida.

                                  

 

2. AMIDO DE MILHO / FARINHA DE TRIGO

A estimulação causada por essa atividade é predominantemente tátil, muitas crianças apresentam uma recusa importante e por isso devemos realizar com bastante tranqüilidade e cautela.

ATIVIDADE: Coloque o conteúdo em um recipiente com brinquedos que a criança goste para incentivar a manipulação, conforme a aceitação podemos inserir um pouco de água e modificar a consistência, nesse caso brincar de fazer bolinhas e cobrir os objetos (moldar) são dicas para deixar o momento mais lúdico!      

                    

3. MACARRÃO PENNE

Trabalhar com o macarrão é algo diferente e muito interessante, ele pode ser utilizado cru ou cozido (podemos colocar temperos e molhos) e também variar nos formatos e cores, o que ajuda a promover estímulos diferentes e a chamar a atenção para a atividade! Além do macarrão pode ser usado também bolachas e salgadinhos com formato de “rosquinha”.

ATIVIDADE: – Com um pedaço de barbante estimular a criança a elaborar uma “ponte” ou um “colar” de macarrões, pode ser inclusive para colocar em uma boneca ou urso preferido; – Espetar palito de churrasco na massinha e fazer “torre de macarrão” (nesse caso podemos inclusive estimular a categorização de cores caso se tenha os macarrões coloridos).

                  

 

4. FRUTAS

As frutas são excelentes opções para estimulação sensorial, pois possuem cores, texturas, consistências e cheiros variados, além disso, são alimentos da rotina e que muitas vezes são conhecidos pelas crianças e pouco explorados.

O simples fato de manipular, de ter acesso, de ajudar a tirar as frutas das sacolas e colocar na fruteira já são aproximadores naturais e que devem ser estimulados.

ATIVIDADE: – Colocar pedaços de frutas dentro de saquinhos de tule (ou qualquer material poroso) para que a criança explore, as frutas mais indicadas são as com bastante água ou as macias como melancia, mamão, manga, banana, morango, uva, etc.

5. OLFATO

O olfato é um dos sentidos mais “esquecidos” quando pensamos em estimulação sensorial, mas ele é de grande importância. Pense que quando estamos preparando o alimento o primeiro sentido estimulado nas pessoas próximas é o olfato e ele pode nos aproximar e nos deixar mais a vontade, como uma espécie de previsibilidade do que está por vir na hora da alimentação.

ATIVIDADE: – Confecção de potinhos olfativos, podemos usar saleiros ou potes de tempero que tem pequenas aberturas. A idéia é colocar dentro aromas variados e fortes como canela, alho, manjericão, etc, porem pensando que esses não são aromas atrativos para os pequenos a sugestão é fazer a atividade com algodão embebido em essências, nesse caso pode ser de morango, de banana, de frutas vermelhas, entre outros!!!

 

Até breve,

Jéssica Batista

Fonoaudióloga

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.