Dor muscular não é algo que somente os idosos sofrem, mas também adolescentes e adultos quando mantém a postura errada ou executam atividades repetitivas desconfortáveis por muito tempo.
A coluna vertebral é uma das principais estruturas do corpo humano. E muita gente teve ou terá dores nas costas ao longo da vida, pelas mais diversas causas, variando conforme faixa etária, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A dor nas costas pode estar associada a problemas musculares nos jovens ou como sinal de degeneração ou desgaste nos idosos.
Porém, na maioria dos casos, a prática de exercícios físicos entra como prevenção e manutenção da postura e tem comprovada eficácia a longo prazo.
Para evitar a dor, seguem algumas dicas para o dia-a-dia:
- Mantenha uma boa postura
Procure manter uma boa postura quando sentar, levantar, caminhar, dirigir ou dormir, pois esta atitude simples impactará diretamente na saúde da sua coluna. Para isso, evite sapatos com saltos, sente-se bem apoiado sobre os quadris e mantenha um ângulo de 90º com os joelhos. Lembre-se também de realizar intervalos a cada 1h espreguiçando-se ou caminhando, pois manter os músculos na mesma posição por muito tempo pode provocar dores musculares.
- Torne-se uma pessoa Ativa
Ao manter sua rotina diária ativa o corpo mantém-se aquecido e consequentemente ajuda a diminuir algumas dores, pois às vezes quando ficamos muito tempo parados, surgem dores que com o movimento tendem a desaparecer ao longo do dia, e que, com o auxílio de uma atividade física ajuda a manter a flexibilidade e a força da musculatura.
Esportes como natação, hidroginástica, pilates e yoga sob a supervisão de um profissional qualificado são as atividades mais indicadas.
Mas se você está parado não tente recuperar o tempo perdido de uma só vez. Assim você poderá provocar um estresse muscular que também causa dores. Execute os exercícios de maneira gradativa, moderadamente com pausas para se recuperar. O importante é “devagar e sempre”.
- Alongue-se
O alongamento ajuda a evitar dores musculares. O importante é alongar-se por inteiro, pois uma das coisas interessantes que o alongamento é capaz de fazer é descomprimir as articulações, aliviando as dores.
Mas respeite seu limite de flexibilidade para não se machucar!
- Cuidado com objetos pesados
Carregar peso de forma errada ou sem estar com a musculatura fortalecida suficientemente para suportar a carga, pode machucar muito suas costas. Cuidado com as compras de supermercado, caixas grandes, etc. Caso seu trabalho exija trabalhar com carregamento de peso, invista em exercícios de musculação específicos para o fortalecimento da musculatura das costas.
Atenção mulheres, cuidado com a bolsa de mão. A bolsa quando muito pesada e carregada num ombro só é prejudicial e pode provocar dores pelo desalinhamento postural. Carregue somente o essencial e se não puder, opte pelo uso de mochilas para distribuir melhor o peso entre os ombros.
- Colchão adequado
Passamos um terço de nossas vidas dormindo ou deitados. Portanto a escolha de um colchão adequado para seu peso e altura devem ser um cuidado necessário no momento da compra. O repouso noturno deve ser capaz de relaxar e restaurar as energias para o dia seguinte.
A melhor posição para dormir é de lado com um travesseiro entre as pernas, alinhando o quadril. O travesseiro deve ter entre 5 e 10 cm de altura.
Evite dormir de bruços e não use travesseiro muito alto ou muito baixo.
- Pare de fumar
É um grande desafio parar de fumar. Mas existem benefícios imediatos como a melhora do sistema cardiorrespiratório, cardiovascular e na própria pele, que são excelentes.
Uma coisa que não sabemos é que além dos benefícios citados, ele também afeta diretamente com suas substâncias os tecidos e fibras que envolvem algumas partes dos ossos e parar de fumar acelera a recuperação desses tecidos aliviando as dores.
- Cuide da alimentação
Cuide do excesso de peso e do enfraquecimento ósseo. É com uma alimentação saudável que nosso organismo absorve nutrientes que deixarão nosso organismo leve, saudável e fortalecido.
Com essas dicas podemos nos prevenir e cuidar de nossas dores desde que saibamos a hora certa de procurar ajuda médica.
Quando a dor for muito forte e permanecer por mais de 72h e esteja acompanhada de formigamento ou dormência, inchaço, dor ao urinar e febre é um sinal que você deve procurar um médico e talvez até fazer uso de medicamento.
Fique atento a essas dicas e cuide-se!
Claudia Morales G. Benedet
Educadora Física e Personal Trainer