O período compreendido entre 2 e 3 anos de idade é recheado de mudanças significativas. O bebê que há pouco falava palavras isoladas começa rapidamente a ampliar o seu vocabulário, sendo capaz de emitir cerca de 200 palavras e agrupá-las em frases de 3 ou mais elementos. Surgem as primeiras emissões com referência a passado, verbos no gerúndio, algumas palavras no plural e perguntas negativas como “não tem bola?”.
Quanto à compreensão verbal, nessa idade, a criança já é capaz de responder perguntas que exijam respostas do tipo SIM/NÃO e começa a compreender advérbios de lugar (dentro/fora, cima/embaixo, etc). Além disso, a criança aproxima-se a cada dia mais da melodia da fala do modelo do adulto e começa a imitar coisas que viu/ouviu em outro momento.
Outro marco importante refere-se ao entendimento do “eu”, como alguém separado da mãe e a criança começa a nomear a si mesmo.
Essa fase apresenta ainda duas características marcantes: disfluência e generalização na conjugação de verbos.
A disfluência que ocorre nessa fase é diferente do quadro de Gagueira e ocorre pelo motivo de que as velocidades de pensamento e de fala da criança não estão em harmonia. Ou seja, a criança consegue pensar um número maior de informações do que aquilo que seu sistema motor é capaz de executar. Conforme vai amadurecendo e adquirindo maior solidez em seu vocabulário, os episódios de disfluência vão desaparecendo.
A generalização na conjugação de verbos, por sua vez, refere-se ao fato de a criança ter a tendência a transferir um aprendizado para todos os verbos. Por isso é comum nessa idade ouvirmos as crianças dizerem “eu fazi”, “eu sabo”, entre outros.
Em caso de dúvidas, é importante buscar a avaliação especializada de um profissional fonoaudiólogo.
Até breve,