Finalizando nosso papo sobre o desenvolvimento típico de linguagem, chegamos aos 36-48 meses.

No último post, comentamos que as crianças chegam aos 3 anos de idade com uma imensa capacidade comunicativa e boa inteligibilidade, apesar de ainda não ter desenvolvido todo o seu sistema fonológico (sons da língua) e generalizar seus aprendizados.

Estima-se que nessa idade a criança emita cerca de 800 palavras diferentes e compreenda, aproximadamente, 1.200 vocábulos. Um dos maiores marcos derivados dessa imensa ampliação de vocabulário é a aquisição da habilidade narrativa, isto é, capacidade de contar relatos pessoais e histórias. E, então, em pouco tempo aquela criança que dizia “papai carro” passa a emitir frases como “o papai pegou carro e foi embora”, por exemplo.

A disfluência vai reduzindo significativamente, pois o desempenho motor e de processamento da informação já estão em maior harmonia. Consegue compreender os turnos do diálogo, e por isso, já é capaz de aguardar a sua vez de falar e brincar com jogos compartilhados, compreendendo regras.

Essa faixa etária é a época quem que surgem as frases iniciadas com incessantes “Por que?”, “Quem?”, “Como?”, pois a criança está amadurecendo sua percepção sobre o mundo e sobre si mesma.

O inventário fonológico se completará por volta de 5 anos de idade, quando a criança normalmente adquire os últimos encontros consonantais da nossa língua.

 

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