Por que desenvolver habilidades de resolução de problemas, principalmente em pessoas com TEA?

Resolução de problemas pode ser considerada uma subclasse do grupo de habilidades sociais, isso porque para desenvolver a resolução de problemas é necessário adquirir muitas outras habilidades, como a comunicação, a negociação, a empatia, a assertividade e a tomada de decisão.

– Comunicação para iniciar e manter o diálogo;
– Empatia para compreender as pessoas ao seu redor;
– Assertividade para recusar e fazer pedidos de modo socialmente habilidoso (tom de voz adequado, direcionamento do corpo…)
– Tomada de decisão para escolher e seguir com seus ideais, aceitando e fazendo críticas diante dos conflitos;
– Negociação para com os outros diante o seu posicionamento.

Todas estas habilidades estão voltadas também à flexibilidade cognitiva, que envolve conseguir se adaptar diante as adversidades e imprevistos, criando possíveis soluções sem que lhe cause crise comportamental e prejuízos emocionais.

Possibilitar diálogos ou atividades que promovam resolução de problemas e dar modelo diante situações de imprevistos faz com que o indivíduo tenha um leque de modelos prévios sobre como agir e de possibilidades para resolver tal situação. Experimentar a frustração e a necessidade de adaptação em algumas situações faz com que em momentos similares a pessoa tenha repertório e experiência para auxiliar na adaptação e flexibilidade cognitiva, levando a maior possibilidade de sucesso nas relações interpessoais e sentimento de competência.

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