Na jornada fascinante da alfabetização, cada traço de uma letra representa mais do que simples tinta no papel; é uma conquista, um passo crucial no desenvolvimento cognitivo das crianças. Como psicopedagoga, destaco a importância de respeitar os processos e transições entre os tipos de letras na escrita, para facilitar o processo de leitura e escrita.

A escrita em bastão: fundamentos sólidos para começar
É crucial salientar que as competências fundamentais para adquirir a habilidade de escrita podem ser desenvolvidas desde muito cedo, através da manipulação de materiais de diferentes texturas: amassar, enrolar, puxar, segurar, rasgar, transferir, por exemplo. Nos três primeiros anos de vida, a criança precisa desenvolver habilidades motoras para, posteriormente, adquirir força e motricidade fina necessárias para segurar o lápis no processo de escrita.

Nos primeiros contatos com as letras, como a escrita do próprio nome e a leitura, muitos pais e professores se perguntam qual é a melhor abordagem para ensinar as primeiras letras. A escrita em bastão (ou em forma), conhecida por suas formas retas e simples, oferece uma base sólida para as crianças iniciantes. Seus traços diretos ajudam a desenvolver a coordenação motora fina, essencial para o domínio posterior da caligrafia.

A transição para a letra cursiva
Recomenda-se introduzir a escrita cursiva após a alfabetização da criança, permitindo que ela se concentre na fluidez das letras sem se preocupar com a construção das palavras. À medida que os pequenos avançam em sua jornada educacional, a transição para a letra cursiva oferece uma oportunidade única de promover a continuidade e a fluidez na escrita. A beleza da letra cursiva não está apenas em sua estética, mas também na maneira como ela estimula a conexão entre as palavras, facilitando uma escrita mais rápida e eficiente.

Desafios relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento
Transtornos do neurodesenvolvimento frequentemente envolvem dificuldades de coordenação motora, que afetam o processo de escrita. Portanto, é essencial atentar à organização dos movimentos, fornecer suporte e treino de habilidades para aprimorar as habilidades prévias à escrita, e adaptá-las quando necessário.

Reconhecimento das habilidades e desafios únicos
Assim como qualquer outra criança, cada indivíduo apresentará habilidades e desafios específicos, que devem ser reconhecidos pela escola e pelos professores para identificar suas necessidades de aprendizagem de maneira eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *