Podemos dizer que o dia a dia de um terapeuta é cheio de tarefas e objetivos a cumprir, sabemos a importância de nos mantermos atualizados, e o quão desafiador é encontrar o equilíbrio entre a teoria e a prática, sendo que as famílias buscam no nosso trabalho resultados expressivos que impactem de maneira positiva o desenvolvimento dos seus filhos.
Em muitos momentos temos dúvidas de como seguir atuando dentro da nossa área específica para potencializar os ganhos da nossa criança, o famoso “Será que eu estou no caminho certo?” ou “Será que estou dando o meu melhor nesse caso?”, e é justamente nesse cenário de dúvidas que a supervisão clínica surge como uma excelente opção.
A supervisão clínica é uma modalidade de aprendizado que consiste na troca de informações com um profissional mais experiente e qualificado em uma determinada área, e diferente do que muitos pensam, ela é indicada para pessoas de todos os níveis de formação e não possui relação direta com o tempo de trajetória profissional. Os encontros nesse formato visam a discussão de conceitos teóricos, métodos avaliativos e estratégias de intervenção, além da discussão de casos clínicos, que possibilita a ampliação da visão do profissional sobre as situações mais desafiadoras da sua rotina de atendimentos.
Existem dois tipos de supervisão que são mais praticadas, as individuais e as em grupo. Na modalidade individual o profissional tem oportunidade de sanar dúvidas mais pontuais e diretivas, discutir seus casos clínicos com mais detalhes e aproveitar o encontro de maneira mais personalizada para suas demandas. Já nos encontros em turmas conseguimos discutir de maneira mais ampla conceitos, critérios diagnósticos, métodos avaliativos e estratégias de intervenção, sempre relacionando esses aspectos com a prática clínica.
Em caso de dúvidas agende uma supervisão clínica e descubra uma oportunidade rica de trocas e de crescimento profissional.
Até a próxima,