
Na infância, a brincadeira é a forma mais natural e eficaz de aprender e se desenvolver, sendo a principal função da criança e deve ser a sua maior ocupação até a idade pré-escolar. É por meio das brincadeiras que as crianças ativam áreas importantes do cérebro e do corpo, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras, sensoriais, sociais e emocionais.
Ao brincar, cada movimento novo, cada tentativa de se equilibrar ou alcançar um brinquedo está fortalecendo os músculos, ampliando a coordenação, trabalhando a lateralidade e a noção corporal. Além de estimular a criatividade, memória, atenção e autoconfiança. Enquanto explora, a criança imagina, planeja e executa suas ações, ela desenvolve habilidades e constrói as bases que sustentam funções cerebrais fundamentais para a vida adulta, como a resolução de problemas, autorregulação, coordenação motora e a capacidade de se relacionar com o outro. Por isso, brincar e aprender não devem ser vistos separadamente, na verdade, caminham juntas.
Essas experiências motoras, vividas intensamente na infância por meio do brincar, são determinantes para a autonomia, o equilíbrio corporal e a realização de tarefas do cotidiano ao longo da vida.
Existem diversas formas de brincar, podem ser através de brinquedos, jogos, idas ao parque ou com atividades mais direcionadas. Pensando nisso, selecionei 5 brincadeiras divertidas para estimular o desenvolvimento e compartilhar momentos prazerosos de interação com o seu filho.
1. Obstáculos com fitas
- Corte tiras coloridas de papel crepom ou de fita crepe e cole entre paredes em diferentes sentidos, criando um túnel de obstáculos. Convide seu filho para atravessar até o outro lado sem descolar as fitas.
Essa brincadeira é muito divertida e estimula atenção e resolução de problemas, criando estratégias para chegar ao outro lado, planejamento e execução motora, equilíbrio, coordenação motora e noção visuoespacial.
2. Túnel com lençol
- Monte um túnel com cadeiras e um lençol por cima, formando um “caminho secreto”. Chame seu filho para atravessar se arrastando/rastejando como um soldado ou espião, com o abdômen apoiado no chão, coordenando os dois lados do corpo e dissociando o movimento. Utilize algum brinquedo ou jogo para buscar do outro lado.
Essa atividade incentiva a autonomia, coordenação motora, força dos braços e pernas, noção de espaço e noção corporal, integração bilateral, lateralidade, dissociação dos braços e pernas, facilitando a aquisição de habilidades motoras complexas como escalar e andar de bicicleta.
3. Caminho com obstáculos
- Monte um percurso com tatames pequenos, almofadas, cordas. Chame seu filho para passar pelo caminho, pulando nos tatames, caminhando sobre as almofadas e se equilibrando apoiando um pé em frente ao outro na corda até completar o circuito.
O objetivo dessa atividade é estimular a coordenação motora ampla, força muscular, planejamento motor, equilíbrio, noção espacial e atenção.
4. A clássica brincadeira “morto-vivo”
Para brincar, o adulto inicia como “chefe”, dando o comando de “morto” ou “vivo”.
Vivo – a criança deve ficar em pé
Morto – a criança deve agachar.
Alterne entre “morto” “vivo” em ritmos variados, faça primeiro em uma ordem e depois troque-a, mais rápido e inesperado. Você também pode fazer um desafio com a criança e cada um tem a sua vez de ser o “chefe” ou ainda, se possível, chame mais pessoas da família ou amigos para brincarem juntos.
É uma forma divertida e simples de trabalhar o desenvolvimento motor e cognitivo da sua criança, exige atenção, escuta, força muscular, planejamento e coordenação motora, agilidade, controle postural, entre outros.
5. O mestre mandou
O adulto é o “mestre” e deve dar comandos para a criança seguir e ela só deve seguir ao comando se a frase começar com as palavras “o mestre mandou”.
Os comandos podem ser relacionados a atividades motoras e partes do corpo, como por exemplo: O mestre mandou colocar a mão na cintura; O mestre mandou colocar a mão na barriga; O mestre mandou pular com os dois pés; O mestre mandou bater palma 3 vezes.
A brincadeira promove a noção corporal, coordenação motora, atenção, escuta e controle inibitório para esperar o comando certo. Também é divertida fazer com mais familiares ou amigos.
As brincadeira propostas aqui são simples, adaptáveis e podem ser feitas com o que você tem em casa. O mais importante é que a criança se movimente, explore seu corpo, além de fortalecer o vínculo afetivo por meio do aprendizado prazeroso que é o brincar.
Espero que essas brincadeiras ajudem você. Até a próxima leitura!
