Você já pensou como seria  organizar os seus dias, semanas ou meses sem o apoio de ferramentas como agendas, aplicativos ou algo que facilite a organização das suas tarefas, compromissos e pagamentos? 

Certamente esses recursos para organização facilitam nosso dia e nos dão sinais importantes sobre previsibilidade, projeção e prazo.  Se você concorda que não consegue viver sem este apoio para se organizar, convido você a imaginar a importância de uma organização visual (apoio visual) para crianças com alterações do neurodesenvolvimento como Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Distúrbio do Processamento Auditivo Central e etc, que apresentam dificuldades em memória, flexibilidade e planejamento inerentes ao quadro, especialmente em situações que não fazem parte de sua rotina ou que precisam de rápida tomada de decisão, o famoso plano “B”. 

Apoio Visual

O termo “apoio visual” se refere a qualquer instrumento que utiliza imagens, fotos ou pictogramas, com respectiva palavra de identificação escrita e que tem como objetivo utilizar o estímulo visual como recurso complementar para a orientação ou organização da rotina, tarefa, atividades, ou ainda como forma de comunicação na intervenção comportamental de crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem, comportamentos disruptivos ou inadequados. 

Através da mediação de facilitadores visuais as crianças podem conseguir compreender o conceito de “agenda”, onde suas atividades podem ser apresentadas de modo sequencial através de figuras. A agenda é a ferramenta que poderá informar a sequência, o horário e a duração da atividade. É importante que a criança consiga manter a ordem a ser cumprida, através de uma organização que terá início, meio e fim. 

Como utilizamos o Apoio Visual em terapia

O apoio visual também pode ser utilizado em terapia como um “contrato”, onde é cumprido o que é estabelecido visualmente e isso é totalmente positivo, pois as crianças conseguem assim se organizar e cumprir as atividades pré-acordadas. Se o objetivo da utilização do apoio visual é estimular a realização de uma atividade, por exemplo, pode-se mostrar para  a criança a representação visual da tarefa que deverá ser realizada, assim como a consequência que receberá após a realização. Ou seja, assim como a “nossa agenda”, é possível visualizar o dia todo de tarefas e as consequências após um dia inteiro de trabalho que poderia ser, por exemplo, voltar pra casa, descansar, se divertir, estar com a família, assistir uma série ou fazer um programa legal. 

Assim acontece com as crianças que não conseguem ou ainda não conseguiram desenvolver essas funções de uma maneira funcional e assertiva. Ou seja, que ainda não conseguem ser responsáveis pela organização e realização de atividades diárias, indispensáveis em nossas vidas. É como se não existisse um discurso interno de organização que permite programar os dias, assim como reprogramá-los quando necessário, assim como a resolução de problemas ou reorganização de nossas atividades básicas.

Os apoios visuais organizam as crianças e as deixam motivadas, pois as mesmas sabem que após a atividade apresentada e cumprida, virá a consequência da sua tarefa ou trabalho. A representação concreta de algo que deverá ser vivenciado, independentemente de ser demanda ou rotina, facilita a comunicação entre terapeutas, familiares, professores e pessoas que apresentam um apoio como forma de comunicação. Existe maior possibilidade de finalização do que é esperado da criança, tanto em um treino de ensino, como em uma ordem diária de tarefas e afazeres, e se torna fundamental para garantir maior colaboração e controle da ansiedade.

Resumidamente, este procedimento auxilia no desenvolvimento da noção temporal e facilita combinações. Por exemplo, quando a criança resiste a uma atividade, o Apoio Visual dará direcionamento para a atividade e a consequência que a mesma escolher. Crianças com desenvolvimento típico entendem bem a esses combinados verbais mas crianças com autismo, só a explicação verbal pode não ser suficiente, o apoio visual aumenta muito a compreensão. Prepara a criança para o uso de calendários e agendas no futuro, além de dar previsibilidade da sequência de atividades, ou seja, saber o que vai acontecer, diminuindo a ansiedade e o estresse causado por mudanças repentinas. Usar as imagens mostra a criança determinada atividade antes da outra e, se possível, o estabelecimento de troca. Quanto mais concreta, estruturada e específica for o tipo de apoio, melhor e mais rápido é o aprendizado de habilidades verbais, motoras e sociais. O apoio visual aumenta a compreensão de sequências, comunicação funcional, estimula a independência, além de melhorar a disciplina e a diminuição de comportamentos inadequados. 

Se você utiliza algum Apoio Visual para ajudar o seu filho ou aluno para ajudar nas tarefas compartilhe com a gente escrevendo aqui nos comentários os resultados que está tendo!

Até breve,

Mauren Klein

Psicóloga

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