Olá!

Conforme já comentamos aqui, quando o assunto é autismo a maior parte dos materiais que nos deparamos diz respeito à infância e à intervenção precoce, isso porque, ao longo de muitos anos de pesquisa, foi-se descobrindo que quanto mais cedo as intervenções começaram em casos de suspeita de autismo ou diagnóstico já estabelecido (mesmo que antigamente os critérios diagnósticos fossem outros), melhor era o desenvolvimento em relação a funcionalidade da pessoa com autismo na adolescência e vida adulta.  

Entretanto, é muito comum que pessoas com  casos mais leves de autismo, não receberem o diagnóstico na infância pelas características serem muito brandas e não causarem grande prejuízo social e acadêmico, gerando dúvidas muitas vezes nas famílias, profissionais de saúde e por consequência, acarretando na falta de intervenção adequada para diversas dificuldades apresentadas pela pessoa, principalmente nas interações sociais.  Atualmente com o amplo acesso a informações, tem aumentado a procura de adultos por serviços de saúde desconfiados do diagnóstico e por vezes recebendo esta confirmação.  

Autismo leve ou síndrome de Asperger?

Você provavelmente já ouviu falar em Síndrome de Asperger que está totalmente relacionada com o autismo, a diferença na verdade, é esta apenas nos critérios diagnósticos que mudaram de alguns anos pra cá, mas as características são as mesmas.  Entenda:

Em 2013, foi publicada a quinta edição do manual (DSM-5) que é o manual responsável por estabelecer quais são os critérios diagnósticos de diversos transtornos mentais.  Esta edição, diferente das anteriores, apresentou uma nova classificação dos Transtornos do Desenvolvimento. A versão atual criou a denominação Transtorno do Espectro Autista (TEA), que enquadra a Síndrome de Asperger e o autismo em um mesmo diagnóstico, dessa forma, o que antes se conhecia como duas desordens separadas passou a pertencer à mesma condição, que abrange uma grande amplitude de sintomas (por isso a palavra espectro) que variam em relação a frequência a intensidade. A diferença entre os transtornos é o grau dentro do espectro autista, já que é possível ter pessoas com TEA com pequenas dificuldades de socialização e muitas facilidades em aprender e desenvolver uma vida funcional, até indivíduos com graves prejuízos que dependem de cuidados ao longo da vida. 

Quais os sinais do autismo leve na vida adulta? 

O autismo, por ser um transtorno do neurodesenvolvimento, acompanha a pessoa por toda a vida desde o momento em que ela nasce. Sendo assim, características do TEA devem estar presentes desde a infância da pessoa, em maior ou menor nível de frequência e intensidade.  Mas como já dito, as vezes se manifestam de forma tão leve que muitas vezes levam pais a não buscarem ajuda ou que profissionais de saúde não atribuam um diagnóstico ainda na infância. 

É por este motivo que quando a pessoa adulta busca por uma avaliação, é de extrema importância que o profissional especializado (com experiência clínica e formação em alterações no neurodesenvolvimento) investigue se características específicas do autismo foram sentidas e percebidas pela pessoa desde sua infância e como ela foi lidando com isso ao longo de sua vida.  Apesar disso, algumas características mais gerais que costumam estar presentes na vida adulta em casos de autismo leve são:

– Dificuldades em compreender informações implícitas, como metáforas, ironias e deboches;

– Ter preferência em assuntos muito específicos, dos quais pode ficar muito tempo pesquisando e falando sobre, sem perceber que pode ser desinteressante ou cansativo para outras pessoas;

– Fuga de interação social e/ou cansaço excessivo após período longo de interação social (como uma confraternização, por exemplo);

– Sensibilidade excessiva a sons, toque ou odores;

– Comportamentos repetitivos ou estereotipados considerados “estranho” pelos demais;

– Dificuldade na coordenação motora, sendo às vezes um pouco “desajeitado”;

– Ansiedade excessiva diante de mudanças de rotina (previstas ou não);

– Sinceridade excessiva, falando o que pensa sobre algo sem “ponderar” o que a outra pessoa pode sentir a respeito;

– Desenvolvimento de estratégias muito específicas para lidar com desafios da interação social ou evitá-la;

– Entre outros.

Em casos de autismo leve é muito comum a pessoa desenvolver o que chamamos de “estratégias compensatórias” para lidar de forma socialmente mais aceita com as dificuldades ocasionadas pelo autismo, como por exemplo, olhar para a testa de alguém para disfarçar a dificuldade em estabelecer contato visual, dentre outras.  Apesar dessas estratégias ajudarem, não significa que esta pessoa não esteja passando por sofrimento psíquico, afinal, desenvolver estratégias compensatórias demanda de muita energia e por vezes sucessivas tentativas frustradas.  

Vale lembrar que as características listadas acima são bastante genéricas e não determinantes de um diagnóstico. 

O que fazer em casos de suspeita de autismo?

Procure um profissional da área de psicologia que tenha formação e experiência clínica com casos de alterações no neurodesenvolvimento. Este requisito é importante pois o autismo gera demandas e necessidades muito específicas que devem ser compreendidas pelo psicólogo. Aí então, este profissional irá fazer um bom procedimento de avaliação psicológica, e a partir disso, irá realizar encaminhamentos a outros profissionais (se necessário) e irá iniciar a psicoterapia! O autismo é uma condição muito diversa e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa, apenas uma boa avaliação por parte de um profissional capacitado pode afirmar ou não a existência do transtorno.

Espero que tenham gostado do texto! Deixe seu comentário e compartilhe com amigos e familiares que possam se beneficiar com este conteúdo. 

Até o próximo post!

Olivia Entrebato Kruger

Psicóloga

2 respostas

  1. AMEI
    MUITO BOM
    ESTOU ESTAGIANDO NO NAPPI, EM UMA ESCOLA ATRAVÉS DO CURSO DE PEDAGOGIA PELA UNINTER SÃO LEOPOLDO/RS
    E GOSTARIA MUITO DE RECEBER NOVIDADES A RESPEITO, POIS TEMOS ALGUNS ALUNOS COM ESPECTRO E ME INTERESSO BASTANTE.
    BOA NOITE
    MUITO OBRIGADA

    1. Oi Sandra, tudo bem? Muito obrigada por visitar nosso site e deixar seu feedback 🙂
      Ficamos muito felizes em saber que de alguma maneira auxiliamos no seu desenvolvimento profissional. Semanalmente publicamos novos conteúdos por aqui. Você pode se cadastrar no site para receber nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.