A Apraxia de Fala na Infância (AFI) consiste em uma alteração no planejamento e organização do movimento articulatório, sem que exista alguma justificativa orgânica ou comprometimento muscular para tal manifestação. Isto é, crianças com Apraxia de Fala são capazes de elaborar o pensamento e compreender o mundo ao seu redor, mas apresentam comprometimento na programação voluntária dos movimentos articulatórios envolvidos na emissão de sons, palavras e frases.

Estima-se que a Apraxia de Fala na Infância ocorre em 1-2 a cada 1000 crianças e que ela é significativamente mais comum em meninos do que em meninas (1:9). Esses números representam aproximadamente 0,125% da população geral.

Crianças com AFI podem apresentar intensidades diferentes no comprometimento da inteligibilidade da fala. Sendo pouco ou não compreendidas pelas pessoas, as crianças com AFI podem apresentar muitas dificuldades de interação social e aprendizagem.

Conheça as principais características:

  1. Diferenças nas emissões voluntárias e involuntárias: Algumas emissões são realizadas por sequenciamentos automáticos, como contar de um até dez ou falar o alfabeto, por exemplo. Mas a maioria das emissões tem origem voluntária, ou seja, tomada de decisão consciente para falar, responder ou comentar. Crianças com Apraxia de Fala apresentam melhor desempenho em fala automática do que em emissões voluntárias.
  2. Erros inconsistentes na repetição de sílabas ou palavras: Os gestos articulatórios são dependentes do contexto fonético de cada palavra, do ritmo, da entonação, da posição da palavra dentro da frase, etc. É por isso que consideramos que cada produção de fala é única e uma criança com AFI pode conseguir produzir a sílaba “PA” mas ter dificuldade em realizar a emissão dessa mesma sílaba dentro de  uma palavra, como em “saPAto”. É comum ainda que a cada tentativa a criança realize emissões diferentes para uma mesma sílaba ou palavra.
  3. Alterações na entonação, ritmo, acentuação e mais: Essas alterações são conhecidas como alterações prosódicas e reúnem aspectos suprassegmentais da fala. Não são a palavra propriamente dita, mas são características da fala que atuam diretamente na construção de sentido e percepção dos interlocutores. Crianças com Apraxia de Fala comumente apresentam erros no acento lexical ou frasal e coarticulação lenta (transição entre sons, sílabas ou palavras).
  4. Presença de movimentos compensatórios ou esforço na emissão: Ao tentar realizar uma emissão frequentemente a criança com apraxia de fala demonstra esforço e movimentos compensatórios como fechar os olhos, exagerado na articulação, entre outros.
  5. Atraso nos marcos do desenvolvimento comunicativo: Por fim, é muito comum que, em função de tantos ajustes e dificuldades encontradas para falar, a criança com apraxia apresente um atraso no desenvolvimento de habilidades como um todo, sendo esperado atraso ou dificuldade para emissão das primeiras palavras, para a ampliação do vocabulário, etc.

Até o próximo post!

Tatiane Moraes Garcez

Fonoaudióloga

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