Passar por todas as idades com disposição e qualidade de vida seria o ideal para todos. E para isso devemos nos preparar com alguns cuidados ao longo da vida.

Cuidar da saúde óssea que é uma estrutura formada por vários ossos e cartilagens, que permitem, entre várias outras funções, a movimentação do nosso corpo não deve ser uma preocupação apenas de quem chegou na terceira idade, mas sim um cuidado desde a infância, onde é aconselhado que se observe a produção e a reserva de cálcio, para chegar a vida adulta com uma estrutura óssea mais forte.

O esqueleto humano apresenta uma série de funções no organismo, que vão muito além da sustentação do corpo, entre elas, a relação com a produção das células sanguíneas, já que a medula óssea é encontrada nos ossos, de servir de suporte para o nosso organismo servindo de proteção para os órgãos internos e tecidos moles (veias, nervos, tendões, músculos, tecido gorduroso, etc) e que juntamente com os músculos, garantem a nossa movimentação. 

De uma forma geral, passar pela vida de forma saudável requer atenção a alguns itens que não podem faltar ao longo do nosso desenvolvimento, para garantir que nosso corpo acompanhe o nosso ritmo quando chegarmos na terceira idade e que começam lá na nossa infância.

Acompanhe as dicas que seguem e repense seus hábitos, pois ainda dá tempo de cuidar de você. 

Tudo começa pela alimentação

O Cálcio ainda é o melhor nutriente que garante força, integridade e estabilidade aos ossos. Por isso deve ser ingerido diariamente. Este ingrediente fundamental pode ser encontrado no leite, iogurtes, queijos e seus derivados, além de algumas verduras.

Se você está gestante ou tem intolerância à lactose converse com o seu médico, peça orientação e consulte um nutricionista para conferir se o seu cardápio está equilibrado e adequado para a sua rotina diária.

Capriche na Vitamina D

A vitamina D tem funções fundamentais em nosso organismo, e uma delas é ajudar na fixação do cálcio. 

E como aumentar o nível da nossa vitamina D? Expondo-se ao sol, isso mesmo, os raios solares da manhã e da tarde, em contato com a nossa pele desencadeiam uma série de reações em nosso organismo, produzindo a vitamina D que chega ao intestino auxiliando a absorção do cálcio ingerido na nossa alimentação. O ideal é um banho de sol diário de 15 a 20 minutos.

Sabemos que em época de isolamento social fica mais difícil, porém com um pouco de criatividade podemos driblar essa situação incluindo alguns alimentos como ovos, peixes e fígado na rotina alimentar. Porém a principal fonte ainda continua sendo a exposição solar. Então, procure caminhar ao sol sem protetor solar todos os dias pela manhã cedo ou no final da tarde, sente-se na janela, na varanda ou no quintal.

Não tome suplementação por conta própria, procure um médico e faça um exame para se certificar que o seu nível de vitamina D está bom. 

Pratique exercícios

Todo mundo sabe da importância e dos benefícios da prática da atividade física para a nossa saúde, e para os ossos que se remodelam continuamente também. 

Os movimentos e os impactos causados por atividades como musculação, caminhada, corrida, dança, natação, hidroginástica, tênis, futebol ou até mesmo subir escadas, e exercícios como o alongamento, o iôga e o pilates, ajudam a fixar o cálcio e a fortalecer os ossos, melhorando a sustentação do corpo reduzindo o risco de queda, de fraturas e diminuição das dores e proporcionando além de uma boa postura, proteção através do desenvolvimento da força muscular e flexibilidade garantindo a livre movimentação das articulações em segurança.

Sem contar que, manter um peso saudável protege suas articulações e a pressão sobre seus ossos. Peso de menos pode gerar ossos frágeis, peso demais pode causar inflamações e muitas dores articulares.

Controle seus Hábitos de Vida

Álcool, cigarro, refrigerantes, poucas horas de sono. Tudo isso interfere de uma certa forma e acaba comprometendo a absorção do cálcio em seu organismo.

Nas mulheres fumantes, por exemplo, essa redução de absorção pode causar mais tarde uma redução na densidade óssea, causando uma osteoporose, que em caso de fratura, pode levar muito mais tempo para calcificar do que em uma mulher não fumante.

Já o álcool tanto em homens como em mulheres jovens, quando em excesso, pode interferir no equilíbrio metabólico do cálcio e na produção da vitamina D, tornando-os mais propensos a perda óssea e fraturas, aumentando o risco de quedas.

Com o objetivo de manter seus ossos saudáveis, faça check-ups regularmente com seu médico, ainda mais se tiver histórico familiar de osteoporose ou uma certa idade. A densitometria óssea é o exame que diagnostica a osteopenia que antecede a osteoporose e que se descoberta em tempo pode ser reversível.

E quando não for possível realizar mais atividade física por medidas de segurança e fratura, a fisioterapia é indicada para que você possa se recuperar e se fortalecer. Um diagnóstico precoce pode ser a garantia de vida segura e saudável.

Até a próxima dica pessoal!

Claudia Morales Benedet

Profissional de Educação Física e Personal Trainer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.