Sabemos que as refeições são momentos que fazem parte da rotina de todas as famílias, e que muitas vezes envolver as crianças nesses momentos não é uma tarefa fácil. Esse ano vivemos uma rotina completamente diferente, que afetou muito nossas crianças nos mais diversos aspectos. A falta da convivência na escola, a modificação da rotina em casa, a privação dos passeios e momentos de lazer, entre tantas outras possibilidades, deixaram, em muitos casos, as crianças mais impacientes e desmotivadas para as rotinas estabelecidas dentro de casa durante esse longo período de tempo.

A sugestão de hoje é que vocês pais pensem em alternativas para tornar os momentos da rotina diária de alimentação mais estimulantes, divertidos e prazerosos. Muitas vezes sentar-se à mesa é um grande desafio. Para a criança o simples fato de ter que se desligar dos eletrônicos ou dos brinquedos para ir se alimentar torna esse momento sinônimo de desprazer, e ter que ficar sentado à mesa enquanto tantas opções divertidas o esperam pode realmente não ser uma tarefa fácil!

MUDANÇA DE AMBIENTE

  Uma opção simples e que gera grande curiosidade nos pequenos é mudar o ambiente padrão e rotineiro das refeições. Aqui podemos pensar em um pic-nic na sacada, ou até mesmo no chão da sala, ou que tal um café da manhã na cama? As variações podem ocorrer dentro da própria casa e devem ser propostas com muito carinho e entusiasmo pelos adultos. Nesse caso a criança pode participar do momento da organização ou até mesmo ser surpreendida com um momento bem especial de refeição “fora da rotina”.

UTENSÍLIOS DIFERENTES

  Vocês pais já devem ter percebido o quanto as crianças são motivadas pelo “novo”, sempre que algo diferente é apresentado temos uma janela de oportunidade atencional maior e que deve ser bem aproveitada. Pensando nisso, podemos modificar os utensílios utilizados na rotina por elementos do interesse da criança: trocar as travessas de vidro servidas à mesa por bandejas dos personagens preferidos, os pratos tradicionais por pratos coloridos, os copos utilizados por opções de canudos divertidos, etc. O ideal é que as novidades não sejam apenas para a criança, e sim para todos sentados à mesa! Outra dica legal é utilizar adesivos: sugira para a criança que ela enfeite a mesa com eles, colando na toalha, nos guardanapos, nas cadeiras. Mas atenção! É importante que os recursos utilizados nesse momento não sejam disponibilizados para a criança ao longo do dia, guarde apenas para as refeições!

ALIMENTOS DIVERTIDOS

As crianças muitas vezes apresentam preferências específicas por alimentos industrializados, e muito desse padrão se dá através da exposição lúdica que esses produtos envolvem. Um exemplo claro são os sucos de caixinha sempre muito coloridos e com personagens chamativos e alegres. A sugestão é usar a imaginação e criar opções mais atrativas visualmente para criança, alguns exemplos: macarrões de formatos e cores diferentes (letrinhas, parafuso, penne, nhoque, etc), utilizar forminhas para fazer os mais diversos alimentos de formatos surpreendentes (hambúrguer, purê de batata, bolinhos, etc). Além disso, você pode com os próprios alimentos criar composições e cenários diferentes no prato.

Use e abuse da criatividade, seu filho vai adorar!  

Lembre-se que toda criança aprende brincando, cria boas memórias e afetividade através do lúdico, do divertido. É assim que ela aprende todas as habilidades esperadas, é assim que você deve estimular a alimentação!

 Até o próximo post,

Jéssica Batista

Fonoaudióloga

CRFa3-10287

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.