Hoje eu quero falar de um tema muito importante para o desenvolvimento infantil: Integração Sensorial.

Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando dessa forma, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente (AYRES, 2005).

Precisamos da integração sensorial diariamente uma vez que nosso corpo reage aos estímulos vindos do ambiente a todo o momento.  As nossas capacidades de processamento sensorial são usadas para a interação social, para o desenvolvimento de habilidades motoras e para a atenção e concentração.

Os sistemas sensoriais são responsáveis por receber estímulos vindos do meio externo de forma simultânea, reconhecê-los, integrá-los e organizá-los para então devolve-los ao ambiente adequadamente. São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular.

O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.

O sistema auditivo é o sistema responsável por reconhecer os sons do ambiente, realizar o processamento e discriminação auditiva.

O sistema visual é aquele que detecta e interpreta luz e imagens, levando a informação ao cérebro que, por sua vez, analisa e sintetiza e dá a dimensão necessária para os outros sentidos.

O sistema gustativo é responsável por reconhecer o sabor de substâncias colocadas sobre a língua através de papilas gustativas que enviam a informação ao cérebro. Este é o sistema capaz de detectar se um alimento/substância é doce, salgado, amargo e azedo.

O sistema olfativo assegura a captação e reconhecimento de odores. Os sistemas olfativo e gustativo são interligados, por isso quando sentimos um cheiro, somos capazes de sentir também o seu gosto.

O sistema proprioceptivo é o sistema sensorial que permite ao indivíduo perceber a localização, a força exercida pelos músculos, posição de cada parte do corpo em relação às demais e orientação do corpo no espaço.

O sistema vestibular é formado por um conjunto de órgãos da orelha interna, o que contribui para manutenção do equilíbrio. Esse sistema detecta informações importantes como o balanço, alterações gravitacionais, movimentação e deslocamento do corpo.

Alguns estudos revelam que uma a cada vinte crianças tem algum tipo de desordem no processamento sensorial. Além disso, verifica-se que o transtorno do processamento sensorial é bastante comum entre as crianças do espectro autista.

Como consequência dessa desordem algumas crianças podem ser impulsivas, ansiosas, não gostar de ser tocadas, ter déficits nos movimentos corporais, apresentar-se hipo ou hipersensível a estímulos motores, ser “desajeitadas” (incoordenadas), tropeçar facilmente, buscar excessivamente o movimento, incomodar-se com texturas de roupas, além de ter déficit na concentração, perturbar-se com ruídos e ter dificuldade de relacionar-se com crianças da mesma idade. Tudo isso pode influenciar na sua capacidade de aprendizagem.

O tratamento é feito principalmente por Terapeutas Ocupacionais, porém, outros profissionais de saúde, como Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, também podem aplicar técnicas baseadas na integração sensorial com objetivos de organizar esses sistemas.

Em breve publicaremos uma sequência de textos, elucidando o que acontece quando há alteração em cada um desses sistemas.

Em caso de dúvidas, procure um especialista.

Atenciosamente,

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

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