A primeira infância é uma fase surpreendente e muito desafiadora para os pais, diversos marcos de desenvolvimento são esperados e a todo o momento dúvidas sobre as novas habilidades podem surgir. Hoje vamos conversar especificamente sobre o desenvolvimento do comportamento verbal, quais passos são esperados, como eles estão conectados e quais as principais características devem ser observadas nos nossos pequenos.

1)      Dar função às emissões de sons: desde muito pequenas as crianças emitem sons aleatórios, quando os adultos reagem positivamente a esse comportamento aumentam as chances da criança repeti-lo. É muito importante os pais darem sentido a esses sons, mesmo que eles pareçam sem intenção de comunicação: “Mama, é a mamãe?”, faça isso diversas vezes para que a criança associe a atenção que você direcionou com as produções realizadas e vá dando sentido aos sons até então aleatórios. Quando você souber qual o interesse específico da criança, por exemplo, ela está olhando para a bola e fazendo emissões, repita como se ela tivesse dito exatamente o que deseja, assim, você está dando função à verbalização dela.

2)      Imitar o que falamos: quando as crianças estão aprendendo a falar observam muito o que estamos dizendo e mostrando, por isso a importância de mostrar o objeto e nomear: “Bola”, assim a criança olha para o objeto, olha para você e tenta imitar o que ouviu, fazendo essa relação a criança aprende novas palavras e amplia seu vocabulário. O contato visual e a imitação são à base desse passo importante do desenvolvimento verbal, e nesse momento as tentativas aproximadas de fala são válidas.

3)      Completar palavras: nesse passo apresentamos as palavras para a criança tirando um pedacinho do final, utilizando um objeto que a criança já conhece tanto visualmente quanto a palavra e pedimos que ela complete: “bone”… e a criança deve completar com “ca”. Conforme a criança nos dá respostas positivas, vamos diminuindo nossa participação e aumentando a dela, até que tenha autonomia na produção. Completar músicas também pode ser muito eficaz e prazeroso.

4)      Nomear: nomear é falar o nome dos objetos, nessa fase a criança já consegue falar a palavra toda sozinha, por isso a importância de ter passado pelas etapas anteriormente descritas. Você pode mostrar livros de histórias, fotos de familiares, figuras ou até mesmo o objeto para a criança nomear, em caso de dificuldade você pode ajudar falando a palavra para ela repetir e depois solicitando novamente sem o apoio. Esse passo é muito importante para ampliação do repertório de palavras utilizado pela sua criança.

5)      Funções e características: logo após a criança já conseguir nomear os objetos partimos para uma etapa mais complexa, onde você pode dar informações sobre a função ou a característica de algo solicitando que ela diga o nome do que se trata. “Quem come osso e faz au-au?”, “Onde nós deitamos para dormir?”. Dessa maneira estimulamos a criatividade, planejamento e a realização de construções independentes.

6)       Frases: nesse momento nossa função é juntar as palavras para passar uma mensagem. Podemos iniciar mostrando figuras lado a lado para a criança nomear, você pode conduzir a criança a elaborar pequenas junções de palavras: “mamãe” “maça” = “Mamãe me da maça”. Assim com o seu auxílio a criança vai percebendo as possibilidades de construção, é muito importante que nessa etapa você dê função ao que ela disse, logo em seguida entregue a maçã para que faça sentido seu pedido.

7)      Inferências: depois de estruturar frases começamos a apresentar figuras e situações mais complexas que envolvam sentimento e ações. Ao ver um menino chorando e ao lado um carrinho quebrado você pode auxiliar a criança na construção de colocações como: “Quebrou o carrinho do menino”. Mas para isso acontecer as outras etapas devem estar bem estabelecidas e a criança precisa compreender sentimentos, expressões faciais e ação e consequência.

8)      Relato de acontecimentos passados: esse é o último passo importante no desenvolvimento verbal infantil. Contar sobre fatos passados é um grande desafio, a criança precisa decodificar uma imagem na sua lembrança e reunir frases para explicar a você o que ocorreu. No início você deve fazer perguntas sobre ações imediatas: “O que você comeu?”, logo após o almoço. Somente com treino dessa habilidade a criança vai criar competência para relatar eventos mais distantes, como: “O que você fez na escola hoje?”. Esse é um passo muito importante para a consolidação dos diálogos e para desenvolvimento das habilidades sociais das crianças.

Espero que você tenha gostado dos passos descritos, eles são a base para entendermos melhor como acontece o desenvolvimento verbal das nossas crianças. O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação e estimulação em casos de dificuldade de fala e/ou linguagem, procure ajuda profissional se necessário!

Até breve,

Jéssica Batista

Fonoaudióloga.

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