Você já ouviu essa expressão antes?

Chamamos de sentar em W quando a criança fica sentada, geralmente no chão, com as pernas voltadas para trás e os joelhos para frente. A criança fica posicionada de uma maneira que forma a letra W com as pernas, característica da postura que deu origem ao nome.  

Essa postura gera estabilidade para a criança e por isso elas costumam achar mais confortável sentar desta maneira. Apesar disso, é uma posição ruim para as articulações, principalmente para as do quadril e dos joelhos. Outro problema é que ao ficar nessa postura o movimento de rotação de tronco (movimento para os lados girando a parte de cima do corpo, ou seja, ombros, pescoço, peito etc) fica limitado, o que pode prejudicar o desenvolvimento das habilidades motoras. 

O que fazer quando a criança ficar nessa posição?

Quando a criança estiver brincando livremente e você observar que ela permanece nesta posição, dirija-se até a criança e de forma natural, entrando na brincadeira, reposicione as pernas para frente de forma que ela nem perceba o que está acontecendo.

Para outras crianças que já possuem um nível de compreensão maior, você pode sugerir que ela fique com as pernas cruzadas (voltadas para frente e cruzadas uma por cima da outra) ou mesmo solicitar de forma clara que a criança faça a correção ou ajuste da postura. 

A forma de abordagem depende muito de cada criança, do desenvolvimento cognitivo e motor, mas a sugestão é que isso seja feito de uma forma lúdica. 

Sempre devo corrigir quando a criança sentar em W?

Sentar na posição W é uma postura de transição, ou seja, às vezes a criança faz o W apenas para mudar de uma posição para outra, para se levantar ou para se acomodar de outra maneira. Portanto, deve ser levado em consideração o tempo que essa criança fica sentada em W. Se for algo rápido e esporádico, faz parte dessas situações mencionadas e não resulta em uma alteração. Mas se for algo recorrente e por um período prolongado é preciso ter atenção e cuidado. 

Sentar em W traz prejuízos à criança?

Sentar nessa posição limita os movimentos livres ao brincar e dificulta os giros para os lados para alcançar objetos ao seu redor, por exemplo. Favorece o encurtamento muscular e pode gerar luxação (deslocamento ósseo e outras alterações na articulação) do quadril, assim como limita o desenvolvimento do equilíbrio corporal por se tratar de uma posição estável e confortável para a criança. Crianças com hipotonia, por exemplo, gostam bastante dessa posição por se tratar de uma postura que exige menor esforço muscular da região da coluna e abdômen. 

Quando devo procurar um fisioterapeuta?

Em alguns casos a criança cria o hábito de ficar nessa posição, mas depois de algum tempo ela acaba preferindo ficar em outra posição. Em outros casos o problema persiste e  mesmo com a correção constante da família a criança prefere sempre sentar em W. Nesse caso é quando o fisioterapeuta deve ser procurado para realizar uma avaliação cinética funcional, para verificar se há uma causa específica para a persistência e preferência por essa posição, como um encurtamento muscular, por exemplo, e se for o caso, traçar um plano de tratamento. Crianças com alterações no desenvolvimento também podem aderir essa posição, portanto, a avaliação também se faz necessária para identificar se há outros fatores motores que estão favorecendo a criança ficar nessa posição. 

O desenvolvimento motor da criança é uma fase muito importante e que pode causar impactos negativos na vida adulta. Sendo assim, sempre que tiver dúvidas procure orientação profissional.

Até o próximo post, 

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.