Diariamente, somos bombardeados nas redes sociais com promessas de dicas milagrosas, materiais e até medicações que alegam resolver problemas complexos. No entanto, nem sempre temos as ferramentas necessárias para avaliar se essas informações são confiáveis. Esse cenário também se reflete na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), onde é fundamental entender que não estamos lidando com um método isolado, mas com uma ciência baseada em leis naturais do comportamento.
Compreender esses princípios ajuda a trilhar um caminho positivo junto aos pacientes, garantindo intervenções eficazes e éticas. Entre os conceitos essenciais da ABA, destacam-se a operação estabelecedora (OE) e a operação abolidora (OA). Esses eventos alteram o valor de reforçadores ou punições e desempenham um papel crucial na motivação do paciente e no planejamento de contingências de ensino.
O que são as operações estabelecedora e abolidora?
De forma simples, a operação estabelecedora aumenta o valor de um reforço ou punição, enquanto a operação abolidora reduz esse valor. Em termos práticos, esses conceitos nos ajudam a entender o nível de motivação do indivíduo e, mais importante, como podemos gerar essa motivação em um contexto de ensino específico.
Aplicação na prática
Imagine que uma criança tenha como reforço favorito brincar com um tablet. Se ela já passou um longo período utilizando o tablet, a operação abolidora entra em ação, diminuindo o valor desse reforço. Nesse cenário, a criança estará menos motivada a completar uma tarefa em troca de tempo adicional no tablet. Por outro lado, se o acesso ao tablet é restrito por um tempo, a operação estabelecedora entra em jogo, aumentando o valor desse reforço.
Esses eventos são vitais tanto para a análise funcional de comportamentos — ou seja, para entender o que está por trás de determinados comportamentos — quanto para o planejamento de contingências de ensino, em que manipulamos reforçadores para maximizar o aprendizado.
O que vem a seguir?
No próximo texto, vamos aprofundar cada um dos elementos das contingências de ensino e como eles nos ajudam a criar um ambiente de aprendizagem eficaz e positivo para os pacientes.