No último texto, vimos a importância das Operações estabelecedoras e abolidoras para o planejamento de ensino baseado em Análise do comportamento aplicada (ABA), e o que mais nos interessa: como utilizá-la na prática.

Falaremos agora sobre estratégias antecedentes. O tema é complexo, e será dividido em 2 textos. O primeiro, trazendo a parte conceitual e o segundo, buscando se aprofundar um pouco mais em cada tópico que será apresentado.

O que são estratégias antecedentes?
As estratégias antecedentes são intervenções que ocorrem antes do comportamento que se busca ensinar ocorrer, tendo ao menos 2 objetivos essenciais: prevenir que comportamentos interferentes ocorram, ou seja, diminuir as chances de comportamentos prejudiciais ao desenvolvimento da criança venham a serem apresentados (comportamentos agressivos, autolesivos e outros) e promover um ambiente adequado, adaptado e enriquecedor para comportamentos desejados, ou seja, aqueles comportamentos que são essenciais para o desenvolvimento da criança, que por vezes possam estar em déficits.

Aplicação na prática
Ficou claro que as estratégias antecedentes auxiliam a, de alguma forma, que seja organizado o contexto de ensino, de modo a se modificar o ambiente ou as circunstâncias que antecedem o comportamento, facilitando respostas adequadas e reduzindo a probabilidade de comportamentos inadequados.
Esses são alguns pontos básicos que podem ser pensados, quando se trata de estratégias antecedentes:
– Estruturação e organização do ambiente;
– Fornecer a possibilidade de se fazer escolhas;
– Estruturação de rotina;
– Previsibilidade;
– Uso de reforçadores não contingentes;
– Modificação de instruções;
– Apoios visuais;
– Exposição gradual;
– Enriquecimento de ambiente.

Vale ressaltar que foram destacados apenas alguns pontos que podem ser essenciais em uma intervenção comportamental. Cada um destes pontos, possuem uma infinidade de possibilidades de ajustes, cabendo a cada um dos interessados, se aprofundar em cada tópico para tomar decisões eficientes e lembrar que também existem outros pontos que optamos por não destacar neste momento, pois as possibilidade e pesquisas são mais extensas e complexas do que o que fora apresentada aqui.

O que vem a seguir?
No próximo texto, vamos aprofundar em cada tópico que foi apresentado, pois cada item merece um destaque e detalhamento maior.

Acompanhe nossos textos aqui no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *