Se eles não aprendem do jeito que a gente ensina, nós ensinamos do jeito que eles aprendem (Ivar Lovaas)
O processo terapêutico está longe de ser um conjunto de blocos postos em caixas prontas para serem abertas e responderem ou curarem todos os tipos de transtornos ou dificuldades trazidas pelos pacientes. A terapia oferece muito mais do que isso, é uma forma de acolher, compreender e entender cada dor e dificuldade e aos poucos descobrir a melhor solução para que a caminhada do paciente seja mais leve dentro da sociedade em que vive.
A terapia ABA (Applied Behavioral Analysis) é pautada nesse propósito, de entender e facilitar a jornada da criança autista, ajudando-as na interação e melhor socialização dentro da comunidade. Quando esse processo se dá de forma intensiva e a longo prazo pode trazer grandes benefícios para muitas crianças com autismo, como ganhos no funcionamento intelectual, desenvolvimento da linguagem, habilidades da vida diária e funcionamento social.
Baseado em evidências, a terapia ABA é considerada como um tratamento de melhores práticas, o que inclui diversas técnicas diferentes com foco nos antecedentes e nas consequências de cada comportamento, como: o que acontece antes que um comportamento ocorra e o que acontece depois do comportamento.
A maioria das pessoas quando pensam em psicoterapia imaginam logo um processo com longas conversas entre duas pessoas, e realmente são, mas não no processo ABA. Aqui a terapia busca trabalhar comportamentos alvo da criança, inclusive antes mesmo da fala, quando ainda são muito pequenos, mas que já possuem a capacidade de olhar nos olhos quando são chamados pelo nome e seguir instruções como bater palminhas e mandar beijo.
De acordo com o artigo da Terapia ABA, muitos dos comportamentos alvo podem ser ensinados à criança por meio da utilização de itens preferidos por elas, por dicas físicas, vocais, gestuais e visuais, e também pela imitação, pela compreensão auditiva, a vocalização e muito mais.
A Terapia baseada em ABA através de estratégias e técnicas, tem o propósito de ajudar a criança com TEA e a família a lidarem com os comportamentos prejudiciais e a ensinar habilidades essenciais para o bom desenvolvimento da criança em sociedade, possibilitando assim um crescimento e uma vida adulta com melhores interações e bom relacionamento.
Por fim, é válido dizer que antes de iniciar o processo terapêutico baseado em ABA, é necessário realizar uma avaliação da criança, assim poderão ser definidos quais serão os objetivos da intervenção e as técnicas e estratégias necessárias para o alcance do objetivo final.
REFERÊNCIAS
- Artigo do blog Terapia ABA no autismo: entenda tudo sobre essa ciência – https://genialcare.com.br/blog/terapia-aba-autismo – (Acessado 17/02/2023)
- Artigo do blog Terapia ABA – https://www.terapiaaba.com.br/conteudo/como-funciona – (Acessado 17/02/2023)
- Artigo do blog autismo em dia: Método ABA: conheça uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo – Autismo em dia
https://www.autismoemdia.com.br/blog/metodo-aba-conheca-uma-das-terapias-mais-eficazes-no-tratamento-do-autismo/- (Acessado 17/02/2023) - Artigo cientifico – Analise do Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo – https://www.autismspeaks.org/applied-behavior-analysis -(Acessado 17/02/2023)