De acordo com os marcos do desenvolvimento infantil, consideramos que até os 5 anos de idade, a criança deve adquirir todas as habilidades necessárias para se comunicar eficientemente com seus pares, com seus pais e qualquer pessoa com quem ela possa ter trocas comunicativas. Essas habilidades são adquiridas por etapas, registrando assim, os marcos do desenvolvimento. E durante este percurso, o que devo fazer? Como estimular minha criança para que ela tenha um bom desenvolvimento da linguagem?

O desenvolvimento da linguagem depende, não somente das condições biológicas inatas, como também sofre influência de fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças estão inseridas, como por exemplo, a família e a escola. Estar atento às barreiras que prejudicam o processo de aprendizagem e proporcionar momentos que podem potencializar e estimular a sua criança, além de contribuir na aquisição de habilidades também pode ser muito prazeroso e divertido!

A seguir, destacarei breves e essenciais orientações para um bom desenvolvimento da linguagem.
– Realizar periodicamente a Avaliação Audiológica Infantil: A avaliação audiológica permite investigarmos e também descartar possíveis alterações ou dificuldades referentes ao desenvolvimento da linguagem. E principalmente deve ser realizada caso haja queixas referentes ao atraso de fala, otites, dor no ouvido, dificuldade de aprendizagem ou dificuldade em socializar;
– A música é uma grande aliada para o desenvolvimento da fala e da linguagem. Expor a criança a diferentes estilos musicais, próprios para a idade estimula a compreensão e a expressão de palavras e frases, desenvolve a prosódia e o ritmo dando intencionalidade para a fala, aprimora a memória auditiva, promove o desenvolvimento de habilidades comunicativas e gera conexões reais com os demais, proporcionando interações sociais importantes para cada fase da infância. Com crianças pequenas, inicie a cantiga e após ela se familiarizar deixe-a concluir a frase, exemplo: “o sapo não lava o …, não lava porque não …” otimize cantando no banho e mostrando o pé, ao caminhar no parque e diversifique as músicas conforme o contexto. Observe e acompanhe as mudanças que a criança exige, oferecendo sempre músicas que tenham identificação com a nova fase, geralmente relacionadas à atividades do dia-a-dia, um desenho animado ou filme, um esporte, um brinquedo, a hora do lanche, partes do corpo humano etc;
– Vamos ler um livro? Essa frase pode até assustar alguns, mas vamos por etapas. Se sua criança tem até 1 ano de idade, é legal oferecer livros de borracha, tecido ou qualquer material que ela possa explorar levando à boca, manuseando pela própria experiência de sentir e até observar as imagens presentes nele. Você pode fazer pequenos relatos sobre o livro: “olha o bocão do jacaré, nhac!” e conforme ela vai compreendendo e interagindo você pode aumentar as narrativas e fazer as mudanças dos livros gradualmente, seguindo para livros com textos curtos e letras grandes, depois com mais páginas e mais texto e sua narrativa deve ser com bastante empolgação e entonação. Não perca o ritmo, o importante muitas vezes é o que você diz e não realmente o que está escrito e assim você ganha bons ouvintes e futuros leitores. A inserção da leitura favorece a ampliação de vocabulário, a compreensão de aspectos ortográficos e gramaticais, um bom diálogo e futura produção textual e etc;
– Hora de brincar! Esse tema é o carro chefe das orientações, pois realmente é brincando que se aprende, afinal de contas, a hora da leitura e da música também pode ser um momento brincante. Para desenvolver muitas habilidades precisamos que a criança tenha uma boa imitação e qualquer movimento seu (adulto) a criança com certeza vai reproduzir em algum momento. Seja somente o barulho do avião ou o momento em que você elevou os braços, ficou de pé e saiu correndo fazendo o barulho do avião e ela foi lá e fez igual. Parece simples, mas a sequencialização de ações, sejam eles movimentos corporais, expressões faciais ou a própria fala e até mesmo todos esses componentes juntos, requerem planejamento motor (ou praxis) e intenção Assim como no livro, gradualmente aprimore, modifique, varie movimentos, falas, para que ela também possa ter suas próprias ideias e você se coloque no lugar dela, ela o líder e você o imitador.

Se as dúvidas persistirem e for necessário investigar se a sua criança está dentro dos marcos do desenvolvimento para a idade dela, procure um fonoaudiólogo especialista na área de linguagem para receber orientações e assim identificar a necessidade de possíveis intervenções.

Agradeço sua leitura!

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