Externalizantes: São aqueles em que é possível observar com mais clareza os comportamentos como: agressividade e oposição.
Internalizantes: São os comportamentos encobertos como: depressão, ansiedade, isolamento e passividade.

Saber identificar quais dessas características comportamentais tem a sua criança, faz com que a sua conduta mude e se adeque para as necessidades dela. Cada indivíduo é único e cada forma de se comportar necessita de uma análise, planejamento e intervenção diferente.

Para os pais, compreender quais desses aspectos o filho está passando auxilia no manejo que pode-se ter no dia a dia, aumentando o senso de pertencimento, competência e quaisquer outros que forem necessários para o indivíduo.

A escola é um ótimo ambiente para exemplificarmos os tipos de comportamentos, pois com frequência, este é um local onde muitos comportamentos problemáticos surgem e demandam conhecimento dos professores e manejo adequado

Vamos analisar e refletir juntos?
No ambiente escolar geralmente dá-se ênfase a aquelesalunos que são chamados de “aluno problema”, porque apresentam comportamentos como o de falar alto, chamar mais a atenção da professora por importunar os colegas, levantar-se com muita frequência e andar pela sala, bater nos colegas, tentar sair da sala, fazer aviãozinho de papel, entre outros comportamentos que chamamos de comportamento externalizantes, pois são claras as intenções, estão explícitos os comportamentos.

Ainda há um outro perfil. Aquele aluno que muitas vezes é visto como quietinho, que não “incomoda” a professora, faz as atividades no canto dele, não chama ou chama muito pouco a professora, copia do quadro, não apresentando nenhum comportamento explícito como o outro perfil, esse aluno costuma não ter tanta atenção da professora quanto esse outro aluno, uma vez que este está seguindo os comportamentos esperados e isso não significa que ele não precise de atenção nesse ambiente, pois ele pode expressar seus comportamentos de formas internalizantes, como depressão ou ansiedade que não é explícita aos olhos das pessoas, mas que causa prejuízos à ele.

Ambos os perfis precisam de manejo adequado, já que apresentam formas diferentes de comportamento dentro de um mesmo ambiente, assim diminuindo ou mesmo prevenindo prejuízos emocionais e sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *