O desenvolvimento da linguagem é uma das etapas mais importantes durante a infância, pois é através da linguagem que expressamos nossos pensamentos, desejos e emoções. É por meio dela que interagimos com o mundo ao nosso redor e construímos nossas relações sociais. Mas o que acontece quando há um atraso nesse desenvolvimento? E por que não devemos apenas “esperar o tempo da criança”?

O Atraso de Linguagem ocorre quando uma criança não alcança os marcos linguísticos esperados para sua idade, podendo envolver:
– Dificuldades em compreender o que é dito: a criança não responde a instruções simples, como não olhar para o objeto quando alguém fala “olha a bola”;
– Limitações no vocabulário: a criança utiliza um número limitado de palavras para a idade ou apresenta dificuldade em nomear objetos comuns;
– Falhas na formação de frases: envolvendo a construção e estruturação de frases adequadas à idade, a criança pode falar frases curtas ou incompletas, como aos 3 anos utilizar predominantemente frases de duas palavras (quer água) ou na comunicação de forma geral.

Durante o desenvolvimento infantil existem as “janelas de oportunidades” ou períodos críticos no desenvolvimento infantil, quando o cérebro está mais receptivo ao aprendizado de novas habilidades. No período do nascimento até os 3 anos de idade, o cérebro da criança está desenvolvendo e se moldando rapidamente, tornando-se extremamente sensível ao estímulo linguístico. As crianças começam a compreender palavras e frases simples muito antes de começarem a falar. A exposição à linguagem falada durante este período é crucial para o desenvolvimento da compreensão e da expressão da linguagem. Intervir precocemente pode aproveitar esses períodos, maximizando o potencial de desenvolvimento da criança.

Em alguns casos, o atraso de linguagem pode ser sintoma de outras condições, como dificuldades auditivas, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, entre outros. Avaliar e intervir nestas alterações irá trazer grandes benefícios para o desenvolvimento geral da criança.

O atraso de linguagem pode impactar também no desenvolvimento acadêmico, pois a linguagem é fundamental para a interação social e o aprendizado escolar. Atrasos na linguagem podem causar frustrações nas crianças ao tentarem se comunicar, levando a problemas comportamentais e de autoestima. Podendo também enfrentar desafios acadêmicos à medida que o currículo escolar fica mais difícil.

Caso haja suspeita de atraso no desenvolvimento da linguagem, procure uma avaliação com fonoaudiólogo. A intervenção precoce é fundamental para dar à criança melhores chances de desenvolver plenamente suas habilidades de comunicação. Esperar pode significar perder tempo que poderia ser utilizado em terapias específicas, adaptações na comunicação ou estratégias educacionais personalizadas.

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