Entende-se como Processamento Auditivo Central (PAC), a capacidade que o Sistema Nervoso Auditivo Central utiliza a informação auditiva. Desse modo, o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), é quando o indivíduo apresenta obstáculos do caminho do som da orelha até o cérebro, apresentando dificuldade para compreender o que lhe foi falado, podendo gerar inúmeros desafios.
Frequentemente este transtorno coexiste com outros transtornos de aprendizado e pode gerar dúvidas aos professores sobre como auxiliar nesta situação. Alguns manejos que podem auxiliar estes indivíduos em sala de aula são:
Escolha por carteiras onde não tenha muito barulho competitivo, de preferência de frente para o professor e longe de janelas e portas, evitando a distração e desatenção na aula com outros estímulos sonoros;
Realize as atividades propostas em lugares silenciosos, com poucas distrações;
Fale de modo bem articulado e de preferência próximo ao aluno;
Fale de frente para a turma ao passar o conteúdo ou atividade, permitindo e auxiliando que o aluno o veja e foque em suas orientações;
Faça uso de palavras-chaves ou de imagens que auxiliem a compreensão do paciente, como escrever “atenção” no quadro ao passar um aviso, e utilizar de textos didáticos que contenham imagens;
Verifique se o aluno realmente compreendeu a atividade proposta e se necessário, repita as instruções;
No final da aula, repasse o conteúdo de forma breve, orientando e auxiliando na compreensão do aluno sobre o que foi falado no início, no meio e no final aula.
É importante entender que a criança possui controle de suas dificuldades, e que este ajuste no ambiente poderá auxiliá-lo no processo de ensino. Caso tenha outras dúvidas, entre em contato com o fonoaudiólogo do caso que poderá lhe auxiliar com manejos e recomendações específicas ao seu aluno. A integração entre os profissionais promoverá avanços acadêmicos e pessoais ao indivíduo.
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